domingo, 9 de outubro de 2011

FUTEBOL POPULAR


JOGO SOFRIVEL PARA TELEVISÃO VER

S.FAUSTINO – CASTELÕES 1-3

2ª Divisão-1ª Jornada

Campo: Faustino

Árbitro: Arnaldo Novais

Árbitros Assistentes: Luís Correia e Pedro Alves

S.FAUSTINO: Martinho; Vítor, Nelson, Miguel (Diogo 63) e Pedro III; Paulinho, Leandro Silva e Pinto (Fábio ao int.); Zé, Rui (Pedro II) e Jardel.

Treinador: José Sousa

CASTELÕES: Zeca; André, Hugo, Moreira e Vassoura; Vale, Vieira e Jorginho (Jaime ao int.); Baia, Chec e Pika.

Treinador: Tina Afonseca

Ao intervalo: 0-0

Golos: 0-1 por Chec (68), 0-2 por Pika (69), 1-2 por Carlos (82) e 1-3 por Pika (83)

Disciplina: cartão amarelo a Vale (76) e Vítor (79)

Antes do início do jogo, foi guardado um minuto de silêncio pelo falecimento do Sr. Joaquim Costa, pai do presidente da AFPG Arlindo Costa.

A RTP Informação, esteve a gravar este jogo para o seu programa “Liga dos Últimos” e terá tido influência, ou não, no subconsciente dos jogadores, porque em termos disciplinares, foram irrepreensíveis. Puseram em causa a ideia que normalmente passa nestes programas, que o futebol popular è uma bagunçada, mas só é para os que não o conhecem, ou não querem conhecer, e muitas vezes por tiques elitistas. Se se derem ao trabalho de percorrer as 20 freguesias do concelho, onde se pratica o futebol popular, ou assistir neste fim-de-semana aos jogos das 6 equipas de Guimarães que participam nas provas organizadas pela Federação de Futebol Popular do Norte, irão ver que o futebol das aldeias é uma lição de vida e não o contrário.

Estes jogos de princípio de temporada despertam sempre alguma curiosidade, no sentido de se verificar como as equipas se apresentam para os novos desafios e as suas ambições. No que toca a estes dois conjuntos, era tentar perceber se o S. Faustino, despromovido na última temporada, se alimenta a ambição de regressar á primeira Divisão. Mas pareceu-me uma equipa com algumas limitações na organização do jogo e, em termos de disciplina interna, parece carregar alguns anticorpos, esses sim sempre difíceis de sanar.

Todavia o Castelões, que nos habituou nas últimas temporadas a ter uma equipa só para competir e sem ambições classificativas, apareceu com uma equipa jovem, com 6 juniores (3 do Maria da Fonte) mas alguns são mesmo craques. Apresenta já um futebol minimamente apoiado, de bola no chão e desta vez, embora o seu treinador não o assuma, vai mesmo lutar pela subida. Na primeira parte o jogo foi equilibrado, embora se notasse que os visitantes tinham mais argumentos, e em termos de oportunidades, o Pika, que viria a marcar dois golos, perdeu duas grandes ocasiões (15’ e 21’), mas o Paulinho também mandou uma bola á trave (22’)

Ao intervalo, José Sousa fez três substituições, mas não acrescentaram nada á equipa e o Castelões aproveitou para tomar conta do jogo e chegou com facilidade ao 0-2. O Carlos ainda reduziu para 1-2 (82’), mas o inevitável Pika, no minuto seguinte, voltou a marcar e estabeleceu o resultado final. Um resultado justo da equipa que já apresentou elevado nível de trabalho de casa.

DECLARAÇÕES

José Sousa-treinador do S. Faustino

“Contávamos vencer este jogo assim como os que vêm a seguir, mas os erros patéticos que cometemos ditaram a nossa derrota. Tenho uma equipa muito jovem mas não são os jovens que me preocupam, nem foram eles os culpados da derrota, o que me preocupa são os mais velhos, os que jogam no Clube há mais tempo e deviam ser os primeiros a dar o exemplo. Eu também tenho a minha dose de culpa e assumo-o, mas é assunto para tratar no balneário e vou trata-lo com toda a frontalidade. Esta é apenas a primeira jornada, ainda falta muito campeonato, mas aconteceram coisas, sobretudo do foro disciplinar, que não podem voltar a acontecer. Resta-me dar os parabéns ao Castelões, que aproveitou os nossos erros e venceu com todo o mérito.”

Tino Afonseca-treinador do Castelões

“Vínhamos decididos a vencer o jogo, mas contávamos com mais dificuldades. Não estou a dizer isto com intenção depreciativa para com o nosso adversário, mas sim porque verifiquei que a equipa está num patamar acima, em termos de jogo jogado, daquele que estava á espera. Foi uma agradável surpresa verificar que já apresenta um futebol minimamente apoiado e que, sempre que possível, coloca a bola no chão, mas ainda vamos melhorar porque ensaiámos esse tipo de futebol três vezes por semana.

Temos uma equipa jovem, seis jogadores com idade de Júnior, mas pensamos fazer um campeonato melhor do que as épocas anteriores e não vamos de certeza ser os coitadinhos da prova. O nosso objetivo passa por, em cada jogo, jogar melhor que o anterior e, com o avançar do campeonato, verificaremos se temos condições para atacar a subida.”

Resultados

1ª Divisão-1ª Jornada

Valinha x Un. Cano, 2-2

Santiago x Infias, 1-2

Aldão x Montesinhos, 0-3

Pinheiro x Serzedo, 4-1
Calvos x Atães, 2-0

Tagilde x Abação, 2-1

2ª Divisão-1ª Jornada

Airão x Matamá, 0-4

Atlético x Polvoreira, 3-3

S. Faustino x Castelões, 1-3

Gémeos x Infantas (ad. 15 out.)

Próximos jogos

Jogos Inter-concelhos (equipas de Guimarães)

Taça Federação

Abação x Gião-V.Conde

Montesinhos x Averomar-P. Varzim

Codessos-P. Ferreira x Un. Cano

Rebordões x St. Tirso x Serzedo

Taça dos Campeões

Tagilde x Marinhão-Fafe

Matamá x Junqueira-V. Conde

2ª Divisão 1ª Jornada (jogo atraso)

Gémeos x Infantas

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: