sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SOCIEDADE

Os pobres que paguem a crise

As notícias ontem vindas a público sobre o OE para 2012 confirmam as piores expectativas: o atual Governo, ao mesmo tempo que não mostra disposição de, como insistentemente o PSD reclamou na oposição e Passos Coelho não menos insistentemente prometeu em campanha, cortar nas famosas "gorduras" da Administração Pública, pretende pôr os mais pobres e necessitados, os doentes sem recursos e, no caso da Educação, o próprio futuro coletivo, a pagar a crise.

A lógica é de elegante simplicidade: a caridade (além do mais, as boas ações têm cotação certa na Bolsa do Céu) substitui com vantagem a Segurança Social que, por isso, poderá bem ficar sem 200 milhões de euros; o SNS sofrerá, sem anestesia, cortes de mais de 800 milhões (o Ministério das Polícias, que terá mais 400 milhões, se encarregará de nos tratar da saúde se necessário); e a Educação, agora por conta de um matemático, há-de ter arte e engenho para poupar 600 milhões (três vezes mais do que previsto no acordo com a "troika"!).

Será, assim, o odiado Estado Social a pagar a fatura das dificuldades do país a quem, bancos, grandes empresas recordistas de despedimentos e os “25 mais ricos” do costume, ganham com elas.

Porque, como em "O dilúvio universal", de Zavattini/De Sica, quando as águas da catástrofe sobem, há sempre quem faça negócio a vender guarda-chuvas ou organize orgias em "penthouses" no terraço e passe o fim dos tempos em beleza.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

SOCIEDADE

Morreu Steve Jobs, fundador da Apple e "pai" do iPhone e do iPad

Site da Apple presta homenagem ao fundador da empresa

A Apple anunciou a morte de Steve Jobs, cofundador e, durante muitos anos, diretor executivo da empresa norte-americana. "Pai" de invenções como o "iPhone" e o "iPad" perdeu a batalha com o cancro, aos 56 anos.

O anúncio da morte de Seteve Jobs foi feito, ao fim da noite de quarta-feira, pela Apple, em comunicado. "Estamos profundamente tristes por anunciar que Steve Jobs faleceu hoje", indica um curto comunicado do conselho de administração da Apple, citado pelas agências internacionais.

"O brilhantismo, a paixão e a energia de Steve foram a fonte de incontáveis inovações que enriqueceram e melhoraram as nossas vidas. O Mundo é incomensuravelmente melhor graças ao Steve", pode ler-se, ainda, na declaração da Apple.

"O grande amor dele foi a mulher, Laurene, e a família. Os nossos corações estão com ele e para todos cuja vida foi tocada pelos seus extraordinários feitos", acrescenta o comunicado.

Steve Jobs tinha 56 anos e lutava há muito tempo contra um cancro do pâncreas, depois de ter superado um tumor no fígado. Renunciou ao cargo de diretor-executivo da Apple a 24 de Agosto, por sentir que já não tinha condições para cumprir as obrigações com a empresa.

"Apple perdeu um génio visionário e criativo e o mundo perdeu um ser humano extraordinário", lê-se num curto texto publicado na página da companhia norte-americana na Internet, a que se chega depois de clicar na imagem de Steve Jobs, com a icónica legenda "1955-2011", que ocupa toda a tela principal da "home" da empresa da maçã.

Agenda desportiva para o fim-de-semana

clique na imagem para ampliar

FUTEBOL POPULAR

1ª Divisão-1ª Jornada

Valinha x Un. Cano

Santiago x Infias

Aldão x Montesinhos

Pinheiro x Serzedo

Calvos x Atães

Tagilde x Abação

2ª Divisão-1ª Jornada

Airão x Matamá

Atlético x Polvoreira

S. Faustino x Castelões

Gémeos x Infantas

Futebol Nacional

Seleção Sub-21

Hoje 21h-Portuigal x Polónia (Rio Maior)

Seleção (A)

Amanhã 21h-Portugal x Islândia (Porto)

Taça da Liga- 1ª eliminatória (1ª mão)

Sábado 16h-Un. Madeira x Marítimo

Sábado 20h15-Penafiel x Académica

Domingo 16h-Stª Clara x Un. Leiria



2ª DIVISÃO ZONA NORTE- 5ª jornada

Sábado 11h-Marítimo x Tirsense

Sábado 16h-Ribeira Brava x Fafe

Sábado 16h-Camacha x Chaves

Domingo 15h-Ribeirão x AD Oliveirense

Domingo 15h-Merelinense x Vizela

Domingo 15h-Lousada x Famalicão

Domingo 15h-Mirandela x Limianos

Domingo 16h-Varzim x Mac. Cavaleiros

3ª Divisão B-5ª Jornada

Domingo às 15horas

Serzedelo x Alpendorada

Grijó x Vila Real

Sp. Mêda x Rebordosa

Infesta x Sousense

Sp. Lamego x Vila Meã

Cesarense x Leça

Voleibol

Campeonato Nacional-1ª Jornada

Sábado 16h-Vitória x Fonte Bastardo


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SOCIEDADE

O ministro sombra

O que se está a passar com o Ministério da Justiça é demasiado grave para que o primeiro-ministro continue a fingir que não se apercebe de nada. O Ministério dirigido por Paula Teixeira da Cruz foi praticamente ocupado por pessoas da confiança pessoal do advogado João Correia, antigo secretário de Estado da Justiça no último Governo de José Sócrates.

Mais parece ter havido uma espécie de outsourcing jurídico-político mediante o qual a efetiva condução da política de justiça deste Governo foi entregue àquele advogado. Senão vejamos.

O chefe de Gabinete da ministra, João Miguel Barros, é sócio de João Correia numa sociedade de advogados. A chefe de Gabinete do único secretário de Estado deste Ministério, a magistrada do MP Luísa Sobral, foi a chefe de Gabinete de João Correia no anterior Governo do PS. O assessor da ministra, Sérgio Castanheira, foi também assessor de João Correia. A comissão para reformar o processo civil nomeada pela ministra é constituída pelas mesmas pessoas que João Correia escolhera quando estava no Governo PS, ou seja, por pessoas da sua amizade ou confiança pessoal, incluindo (mais) um sócio daquela sociedade (Júlio Castro Caldas). O facto de a Ordem dos Advogados, que representa mais de 27 mil advogados, não ter sido convidada pela ministra para integrar essa comissão só revela que continuam a prevalecer no Ministério da Justiça as mesmas mesquinhas razões por que João Correia a excluíra no Governo anterior. Mas a cereja sobre o bolo está no facto de a ministra ter agora designado João Correia para coordenar aquela comissão, ou seja, para dirigir neste Governo as mesmas pessoas que ele próprio havia escolhido no Governo anterior. Não há, pois, dúvidas de que, tal como Pepino, o Breve, em relação ao rei de palha, o verdadeiro ministro da Justiça do actual Governo PSD/CDS é o secretário de Estado da Justiça do anterior Governo do PS.

É, de facto, muito difícil de compreender, em termos políticos, a dependência da actual ministra da Justiça em relação a João Correia. O facto de eles serem cunhados pode sugerir explicações simplistas, mas não esclarece o que é relevante do ponto de vista da racionalidade política. Também a circunstância de os dois se terem candidatado na mesma lista nas antepenúltimas eleições realizadas na OA (ele a Bastonário e ela a presidente do Conselho Distrital de Lisboa) e ambos terem sido estrondosamente derrotados pode explicar alguns rancores e solidariedades espúrias, mas continua a ser insuficiente.

É certo que a política de terra queimada que a ministra desencadeou contra a OA tem o seu epicentro na figura de João Correia. Ambos estão a usar o Ministério da Justiça para proceder a ajustes de contas dentro da OA, sobretudo contra os "descamisados" da advocacia, a quem atribuíram a responsabilidade pela humilhação eleitoral de 2004. Mas tudo isso não esclarece as verdadeiras razões por que os postos chave de um ministério do Governo PSD/CDS foram entregues a pessoas da confiança pessoal de um ex-governante do PS.

Aliás, cada vez se compreende menos a leviandade com que certas pessoas, incluindo magistrados, se disponibilizam para desempenhar funções da confiança política de titulares de cargos políticos. É chocante o descaramento com que aceitam lugares da confiança de um partido e logo em seguida aceitam lugares da confiança de um partido adversário. Também o oportunismo com que essas pessoas são contratadas revela um pendor mercenário que acentua a degradação moral da política portuguesa. Quem sucessivamente desempenha cargos da confiança política de partidos adversários entre si acaba necessariamente por trair um deles, senão mesmo os dois. Recorde-se que o próprio João Correia, quando se demitiu de secretário de Estado, alimentou uma campanha mediática sem precedentes contra o ministro da Justiça que o convidara para o cargo, chegando mesmo a afirmar publicamente que havia coisas a investigar naquele Ministério.

As pessoas que assim agem podem, em certos momentos, ter alguma utilidade, mas são sempre muito perigosas. Por isso, Roma nem sequer lhes pagava, mas o Governo de Pedro Passos Coelho recompensa-as muito bem e até as acolhe no seu seio.

SOCIEDADE

Comer a baixo custo com motorista à porta

Taxistas e donos de restaurantes unem-se num negócio que atravessa Porto, Maia e Gaia

Taxistas e comerciantes uniram-se em Matosinhos

Comer a baixo custo, em restaurantes de qualidade e com motorista à porta vai ser possível a partir do dia 28 em Matosinhos. O projeto "low cost-táxi à porta" tem pacotes que incluem refeições e viagens de ida e volta, seja do concelho, seja do Porto, da Maia e de Vila Nova de Gaia.

António Parada, presidente da Junta de Matosinhos, fala em preços simbólicos: 65 euros para quatro pessoas e 45 para duas. Se for só uma? Paga 35 euros. "O táxi custa sempre 25 euros. E cada refeição ficará por dez euros", explica, acrescentando que a ideia visa ajudar a classe média, a restauração e os taxistas, três grupos que mais "estão a sofrer com a crise".

terça-feira, 4 de outubro de 2011

SOCIEDADE

Em 1974, Passos Coelho tinha 10 tenros anos. Não é, por isso, crível que alguma vez se tenha manifestado contra a ditadura ou que tivesse ficha na PIDE, e o seu amor pela democracia será acrisoladamente teórico. No entanto, sabe tudo o que, sobre manifestações, importa saber ao presidente de uma comissão liquidatária da democracia social e económica por conta dos "mercados" e da Sra. Merkel , e que não passa por essa esquisitice constitucional que é a liberdade de manifestação.

E, como o povo tende a ser pobre e mal-agradecido quando lhe tiram o pão, já terá posto o ministro das Polícias (contemplado, no OE para 2012, com mais 400 milhões de euros, quando todos os outros ministérios viram os orçamentos reduzidos) a tratar do caso, "monitorizando", segundo informa o DN, "grupos, organizações e protagonistas" através das secretas e reforçando os "operacionais" das "unidades de manutenção da ordem" (apesar de tudo, a expressão "Polícia de choque" era menos hipócrita).

A resposta de Passos Coelho para os problemas inevitavelmente criados pelas suas políticas de desemprego e de miséria parece, pois, ser a consubstanciada no célebre refrão dos Trabalhadores do Comércio: "Quietinho e caladinho ou levas no focinho". Como um outro génio das Finanças, Manuela Ferreira Leite tinha afinal razão quando preconizava a necessidade de suspensão da democracia por seis meses. Ou por 48 anos, só o futuro o dirá.

DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS

ia Mundial do Animal assinala-se por todo o país

Assinala-se esta terça-feira, dia 4 de outubro, o Dia Mundial do Animal. Um pouco por todo o país, estão previstas atividades de consciencialização e protecção dos animais.

Desde 15 de outubro de 1978 que os direitos dos animais estão fixados na Declaração Universal dos Direitos do Animal, criada pela UNESCO. O objetivo deste memorando é assegurar a preservação das espécies de todo o planeta e garantir o seu bem-estar. O Dia Mundial do Animal celebra-se desde 1930 em homenagem a São Francisco de Assis, um protetor dos animais, que morreu a 4 de outubro de 1226.

Em Portugal o dia é recordado em várias cidades, de norte a sul. Na capital, o Jardim Zoológico vai realizar jogos, através de puzzles de madeira, jogo da pesca e do som. Ainda no Zoo de Lisboa, será possível assistir à peça "O menino da Selva no Bosque Encantado", especialmente dirigida ao público juvenil.

Os mais pequenos vão ainda poder construir porta-chaves em forma de pandas, a partir de cápsulas de café reutilizadas e vão ter à disposição ateliers de Ciência Divertida sobre o tema "Penas, pelos e escamas", onde vão aprender curiosidades sobre as aves, mamíferos e répteis, informa o Zoo.

Mais a norte, o Parque Biológico de Gaia também vai ter uma programação especial durante a tarde. A partir das 17 horas vão ser realizadas três palestras: "O Homem e os animais domésticos: a história de uma parceria com 10 mil anos contadas pelos genes"; "A vida selvagem em (des) equilíbrio com as populações humanas" e, para terminar, uma palestra sobre "Animais selvagens versus animais domésticos".

O Parque Biológico da Serra da Lousã atrasa a comemoração para o próximo fim-de-semana. No dia 8 de outubro os visitantes do parque vão poder fazer uma visita guiada ao parque, onde serão explicadas curiosidades sobre os animais, Da parte da tarde os participantes vão mesmo poder contactar de perto com os esquilos, passear a cavalo ou de pónei e alimentar os animais da Quinta Pedagógica.

Em Tavira, as atividades do Dia do Animal vão destinar-se especialmente ao público escolar, que vai poder assistir, pelas 14h00, à libertação de uma águia-de-asa-redonda no Parque de Lazer do Perímetro Florestal da Mata da Conceição.

Em vários pontos do país vão também realizar-se campanhas de adoção gratuitas, como é o caso de Leiria e Ponta Delgada, nos Açores.


VITORIA SC


Preto chamado á Seleção Sub-19

O guarda-redes André Pereira, conhecido por Preto, foi chamado aos trabalhos da Selecção Nacional Sub-19. Beneficiou de uma lesão contraída por Bruno Varela (Benfica) e já integrou a concentração da equipa das Quinas.


Vai participar no Torneio Internacional de Limoges, prova onde a Selecção Nacional defrontará a Ucrânia, Inglaterra e França. O torneio disputa-se em França, entre os dias 5 e 9 de Outubro.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

FUTEBOL POPULAR


PRÉ-ELIMINATÓRIA TAÇA CIDADE BERÇO

No Campo do Ataca a revolta deu-se a seguir ao intervalo, não pelo rei Afonso, mas sim pelo rei André.

ALDÃO – CALVOS 4-3

Campo: Aldão

Árbitro: José Bastos

Árbitros Assistentes: Carlos Pereira e Eduardo Alves

ALDÃO: Nuno; Barbosa, Bruno, Hugo e Paulo; Loto (Peixe ao Int.), Alexandre (Hugo Silva 43) e Mira (André ao int.); Spínola (Mixa 81), Neca (Taipas 90+2) e Pascoal.

Treinador: Sérgio Ribeiro.

CALVOS: Gago; Hugo, Caças, Pedro e Zé; Pedrosa (Filipe 87), Ricardo e Paulo Manco; Vítor (Feliciano 62), César e Bruno

Treinador: Pedro Alves

Ao intervalo: 1-2

Golos: 1-0 por Bruno (22), 1-1 César (37), 1-2 Caças (39), 2-2 André (46), 2-3 César (57), 3-3 Neca (66) e 4-3 André (86).

Disciplina: amarelo a Paulo Manco (24), Barbosa 37), Alexandre (40), Pedro (55), Bruno (75) e Hugo Silva (90+4)

Vermelho direto a Paulo Manco (24) e Pascoal (60)

A equipa da casa estava em desvantagem ao intervalo, mas as mexidas após o período de descanso resultaram em cheio, porque o André, acabado de entrar, marcou o golo do empate e mudou o caris do jogo. Foi também ele que, quando já se pensava nos penalty’s, marcou o golo decisivo.

O Calvos, já com alguma tarimba na primeira divisão, vinha defrontar uma recém-promovida a este escalão e trazia a lição estudada para entrar com tudo e tentar surpreender o seu anfitrião. Logo que árbitro apitou para o início da partida, lançaram-se ao ataque e nos primeiros vinte minutos não deixaram respirar os homens de S. Mamede de Aldão, criaram oportunidades de golo suficientes para resolver a eliminatória e o golo que sofreram (22’) foi contra a corrente do jogo. Logo a seguir, Paulo Manco foi expulso, não digeriram muito bem essa contrariedade mas mesmo assim deram a volta ao resultado e foram para o intervalo em vantagem. Para o segundo período, Sérgio Ribeiro mexeu na equipa, deixou no balneário o Loto e o Mira, e fez entrar para os substituir Mixa e André. Aposta ganha, porque o André, logo na primeira jogada, fez o golo do empate e contribuiu para uma segunda parte empolgante, de golo lá golo cá, agora com mais Aldão. A partir do minuto 60’ as equipas ficaram em igualdade numérica, por expulsão de Pascoal, mas curiosamente o Calvos, que nessa altura estava em vantagem (2-3), ainda sofreu dois golos, que lhes ditaram a saída da taça. O André foi o homem do jogo, porque empatou o jogo na primeira vez que tocou na bola e quando toda a gente já pensava nos pontapés da marca da grande penalidade, marcou o golo que classificou a sua equipa para a eliminatória seguinte. O Calvos só se pode queixar da má pontaria dos seus atacantes no início do jogo e de alguma passividade da defesa em determinadas situações que resultaram em golos do adversário. Mas como disse Pedro Alves no fim do encontro, é futebol.

DECLARAÇÕES

Sérgio Ribeira-treinador do Aldão

“O Calvos entrou muito bem, criou-nos alguns problemas logo no início do jogo, depois ficaram reduzidos a dez unidades e não soubemos aproveitar. Na primeira parte, o nosso adversário criou mais oportunidades mas não foram melhor que nós.

Ao intervalo fiz algumas alterações e por feliz coincidência o André, que tinha entrado para a segunda parte, marcou o golo do empate no minuto seguinte. Depois assistimos a um grande jogo e vencemos com toda a justiça, porque fomos sempre a melhor equipa.”

Pedro Alves-treinador do Calvos

“Vínhamos preparados para entrar fortes no jogo e entramos com tudo. Criamos oportunidades suficientes para resolver a eliminatória nos primeiros 15 minutos e não aproveitamos. Depois, ainda antes da meia hora, ficamos reduzidos a dez unidades e não digerimos muito bem esse contra tempo, mas mesmo assim, fomos para intervalo na frente do marcador. Na segunda parte cometemos dois erros infantis que nos custou dois golos e a eliminatória, mas penso que se houvesse justiça seguíamos em frente. Mas é futebol.”

Outros Resultados

Pré-eliminatória Taça Cidade Berço

Aldão x Calvos, 4-3

Abação x Serzedo, 1-2

Tagilde x Un. Cano,1-0

Pinheiro x Santiago, 5-1

Jogos de preparação

Mourinhense-St. Tirso x S. Faustino, 5-1

O Infias participou e venceu, o quadrangular organizado pelo Clube de Rebordões-St. Tirso

Próximos jogos-08-10

1ª Divisão-1ª Jornada

Valinha x Un. Cano

Santiago x Infias

Aldão x Montesinhos

Pinheiro x Serzedo

Calvos x Atães

Tagilde x Abação

2ª Divisão-1ª Jornada

Airão x Matamá

Atlético x Polvoreira

S. Faustino x Castelões

Gémeos x Infantas

Sorteio das provas organizadas pela FFPN

1ª Jornada 15-10-equipas de Guimarães

Taça Federação

Abação x Gião-V.Conde

Montesinhos x Averomar-P. Varzim

Codessos-P.Ferreira x Un. Cano

Rebordões x St. Tirso x Serzedo

Taça dos Campeões

Tagilde x Marinhão-Fafe

Matamá x Junqueira-V. Conde

domingo, 2 de outubro de 2011

FALECIMENTO


Faleceu o Sr. Joaquim Costa, pai do Arlindo Costa presidente da Associação de Futebol Popular de Guimarães.

O corpo encontra-se em câmara ardente na Capela da Igreja de Urgeses-Guimarães.

O funeral realiza-se amanhã (segunda-feira) às 15h30.

Salgueiral desportivo envia à família enlutada os mais sentidos pêsames

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: