quinta-feira, 13 de outubro de 2011

SAUDE

Dia Mundial da Visão assinala-se a 13 de outubro

Glaucoma é a primeira causa de cegueira irreversível que se pode prevenir

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Visão, a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO) lembra que o glaucoma continua a ser a segunda causa de cegueira a nível mundial, sendo a primeira causa de cegueira irreversível que se pode prevenir.

Continua ainda a ser uma das principais causas de cegueira em Portugal e afeta mais frequentemente pessoas idosas.

Segundo o Plano Nacional de Visão 2005-2010, a doença afeta cerca de 67 mil portugueses, estando, no entanto, identificados 200 mil hipertensos oculares, isto é, pessoas com valores altos de pressão intraocular, mas que ainda não sofrem de glaucoma.

O glaucoma é uma doença do nervo ótico, de evolução crónica, que conduz à perda progressiva do campo visual. Na fase inicial, é geralmente assintomático, tornando-se incapacitante nas fases mais tardias e originando dependência de terceiros.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta para uma prevalência mundial de 70 milhões de indivíduos afetados e 2,5 milhões de novos casos por ano.

Segundo Manuela Carvalho, do Grupo Português de Glaucoma da SPO, “o impacto social do glaucoma é pesado, dado que atinge 1 a 4 por cento da população com mais de 40 anos. Um estudo publicado recentemente no jornal científico Current Medical Research and Opinion revela que o custo anual do tratamento do glaucoma é bastante inferior ao custo anual social da cegueira. O seu diagnóstico pode ser realizado por um oftalmologista numa consulta de rotina, pelo que é fundamental que toda a população esteja sensibilizada para a importância de consultar um oftalmologista de forma regular”.

A vigilância regular é também fundamental na infância, explica Eduardo Silva, especialista em oftalmologia pediátrica e membro da SPO, que realça que “a promoção da saúde visual em idade pediátrica e na adolescência é muito importante, pois a deteção precoce de problemas visuais pode garantir um melhor desenvolvimento físico, emocional e social das nossas crianças”.

Já Fernando Bivar, do Grupo Português de Ergoftalmologia da SPO, refere que “a saúde oftalmológica dos portugueses está condicionada pela ineficácia das escolhas da informação visual por parte das várias instituições da nossa sociedade. As cores e os contrastes escolhidos e a forma de colocar informação vertical e horizontal deveriam obedecer à fisiologia da visão, para que toda a sinalética possa ser melhor percebida por quem vê bem mas também por aqueles que sofrem de patologias oculares”.

A “Saúde visual na criança”, “Ambiente e oftalmologia” e o Glaucoma serão os temas debatidos pela SPO com representantes de outras sociedades médicas portuguesas numa sessão comemorativa do Dia Mundial da Visão, promovida com o objetivo de “sensibilizar os colegas das restantes especialidades para a importância da saúde visual da população portuguesa, focando os problemas que podem ser prevenidos ou tratados quando detetados numa fase inicial, como é o caso do glaucoma e das doenças oftalmológicas pediátricas”, explica Manuela Carmona, presidente da SPO.

A presidente realça ainda que “a SPO considera que uma maior colaboração entre especialistas contribui para que o doente seja melhor tratado, pelo que estamos à disposição das outras sociedades para colaborar naquilo que for necessário. Ao trabalharmos juntos podemos contribuir para que a população portuguesa seja mais saudável e seja tratada de forma mais eficaz”.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

INTERNACIONAL

Amnistia Internacional pede prisão de George W. Bush

A Amnistia Internacional pediu às autoridades do Canadá para procederem à detenção de George W. Bush, por crimes contra o Direito Internacional, quando no dia 20 o antigo presidente dos Estados Unidos visitar o país.

«O Canadá deve cumprir as suas obrigações internacionais e prender e processar judicialmente o antigo presidente Bush, dada a sua responsabilidade em crimes contra o direito internacional, incluindo tortura», afirmou Susan Lee, diretora da Amnistia para a região das Américas.

«Como as autoridades dos Estados Unidos não levaram à justiça, até ao momento, o ex-presidente Bush, a comunidade internacional deve intervir. Se o Canadá se abstiver de agir durante a sua visita, isso irá constituir uma violação da Convenção das Nações Unidas contra a tortura e será uma manifestação de desprezo face aos direitos humanos fundamentais», alertou a mesma responsável.

Este pedido da Amnistia Internacional foi enviado às autoridades canadianas a 21 de Setembro e as acusações feitas estão relacionadas com um alegado programa secreto da CIA, aplicado durante o mandato presidencial de George W. Bush, onde este terá autorizado formas de tortura durante interrogatórios a detidos.

domingo, 9 de outubro de 2011

FUTEBOL POPULAR


JOGO SOFRIVEL PARA TELEVISÃO VER

S.FAUSTINO – CASTELÕES 1-3

2ª Divisão-1ª Jornada

Campo: Faustino

Árbitro: Arnaldo Novais

Árbitros Assistentes: Luís Correia e Pedro Alves

S.FAUSTINO: Martinho; Vítor, Nelson, Miguel (Diogo 63) e Pedro III; Paulinho, Leandro Silva e Pinto (Fábio ao int.); Zé, Rui (Pedro II) e Jardel.

Treinador: José Sousa

CASTELÕES: Zeca; André, Hugo, Moreira e Vassoura; Vale, Vieira e Jorginho (Jaime ao int.); Baia, Chec e Pika.

Treinador: Tina Afonseca

Ao intervalo: 0-0

Golos: 0-1 por Chec (68), 0-2 por Pika (69), 1-2 por Carlos (82) e 1-3 por Pika (83)

Disciplina: cartão amarelo a Vale (76) e Vítor (79)

Antes do início do jogo, foi guardado um minuto de silêncio pelo falecimento do Sr. Joaquim Costa, pai do presidente da AFPG Arlindo Costa.

A RTP Informação, esteve a gravar este jogo para o seu programa “Liga dos Últimos” e terá tido influência, ou não, no subconsciente dos jogadores, porque em termos disciplinares, foram irrepreensíveis. Puseram em causa a ideia que normalmente passa nestes programas, que o futebol popular è uma bagunçada, mas só é para os que não o conhecem, ou não querem conhecer, e muitas vezes por tiques elitistas. Se se derem ao trabalho de percorrer as 20 freguesias do concelho, onde se pratica o futebol popular, ou assistir neste fim-de-semana aos jogos das 6 equipas de Guimarães que participam nas provas organizadas pela Federação de Futebol Popular do Norte, irão ver que o futebol das aldeias é uma lição de vida e não o contrário.

Estes jogos de princípio de temporada despertam sempre alguma curiosidade, no sentido de se verificar como as equipas se apresentam para os novos desafios e as suas ambições. No que toca a estes dois conjuntos, era tentar perceber se o S. Faustino, despromovido na última temporada, se alimenta a ambição de regressar á primeira Divisão. Mas pareceu-me uma equipa com algumas limitações na organização do jogo e, em termos de disciplina interna, parece carregar alguns anticorpos, esses sim sempre difíceis de sanar.

Todavia o Castelões, que nos habituou nas últimas temporadas a ter uma equipa só para competir e sem ambições classificativas, apareceu com uma equipa jovem, com 6 juniores (3 do Maria da Fonte) mas alguns são mesmo craques. Apresenta já um futebol minimamente apoiado, de bola no chão e desta vez, embora o seu treinador não o assuma, vai mesmo lutar pela subida. Na primeira parte o jogo foi equilibrado, embora se notasse que os visitantes tinham mais argumentos, e em termos de oportunidades, o Pika, que viria a marcar dois golos, perdeu duas grandes ocasiões (15’ e 21’), mas o Paulinho também mandou uma bola á trave (22’)

Ao intervalo, José Sousa fez três substituições, mas não acrescentaram nada á equipa e o Castelões aproveitou para tomar conta do jogo e chegou com facilidade ao 0-2. O Carlos ainda reduziu para 1-2 (82’), mas o inevitável Pika, no minuto seguinte, voltou a marcar e estabeleceu o resultado final. Um resultado justo da equipa que já apresentou elevado nível de trabalho de casa.

DECLARAÇÕES

José Sousa-treinador do S. Faustino

“Contávamos vencer este jogo assim como os que vêm a seguir, mas os erros patéticos que cometemos ditaram a nossa derrota. Tenho uma equipa muito jovem mas não são os jovens que me preocupam, nem foram eles os culpados da derrota, o que me preocupa são os mais velhos, os que jogam no Clube há mais tempo e deviam ser os primeiros a dar o exemplo. Eu também tenho a minha dose de culpa e assumo-o, mas é assunto para tratar no balneário e vou trata-lo com toda a frontalidade. Esta é apenas a primeira jornada, ainda falta muito campeonato, mas aconteceram coisas, sobretudo do foro disciplinar, que não podem voltar a acontecer. Resta-me dar os parabéns ao Castelões, que aproveitou os nossos erros e venceu com todo o mérito.”

Tino Afonseca-treinador do Castelões

“Vínhamos decididos a vencer o jogo, mas contávamos com mais dificuldades. Não estou a dizer isto com intenção depreciativa para com o nosso adversário, mas sim porque verifiquei que a equipa está num patamar acima, em termos de jogo jogado, daquele que estava á espera. Foi uma agradável surpresa verificar que já apresenta um futebol minimamente apoiado e que, sempre que possível, coloca a bola no chão, mas ainda vamos melhorar porque ensaiámos esse tipo de futebol três vezes por semana.

Temos uma equipa jovem, seis jogadores com idade de Júnior, mas pensamos fazer um campeonato melhor do que as épocas anteriores e não vamos de certeza ser os coitadinhos da prova. O nosso objetivo passa por, em cada jogo, jogar melhor que o anterior e, com o avançar do campeonato, verificaremos se temos condições para atacar a subida.”

Resultados

1ª Divisão-1ª Jornada

Valinha x Un. Cano, 2-2

Santiago x Infias, 1-2

Aldão x Montesinhos, 0-3

Pinheiro x Serzedo, 4-1
Calvos x Atães, 2-0

Tagilde x Abação, 2-1

2ª Divisão-1ª Jornada

Airão x Matamá, 0-4

Atlético x Polvoreira, 3-3

S. Faustino x Castelões, 1-3

Gémeos x Infantas (ad. 15 out.)

Próximos jogos

Jogos Inter-concelhos (equipas de Guimarães)

Taça Federação

Abação x Gião-V.Conde

Montesinhos x Averomar-P. Varzim

Codessos-P. Ferreira x Un. Cano

Rebordões x St. Tirso x Serzedo

Taça dos Campeões

Tagilde x Marinhão-Fafe

Matamá x Junqueira-V. Conde

2ª Divisão 1ª Jornada (jogo atraso)

Gémeos x Infantas

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: