domingo, 27 de novembro de 2011

NICOLINAS



Por força das obras do Toural e Alameda, o percurso do Cortejo do Pinheiro vai ser mais curto.

O Pinheiro vai sair à 23h15 das Cancelas da Veiga, no Cano, desce pela Rua Joaquim de Meira (entre o Hospital Velho e o Centro Comercial Castelo, segue pela Avenida Humberto Delgado (Palheiros) até meio e vira para a Rua Serpa Pinto. Chega á Praça Mumadona, desce pela Avenida Alberto Sampaio (muralha), passa pelo Largo da Republica do Brasil e termina no monumento ao Nicolina, junto à Igreja de S. Gualter, onde o Pinheiro será erigido

As festas Nicolinas têm a sua origem na devoção religiosa dedicada a São Nicolau que era oriundo da Ásia Menor e terá vivido no séc. III e IV. Julga-se que terá sido Bispo em Mira, Turquia.
Este culto terá chegado até Guimarães através dos peregrinos de vários pontos do país e do estrangeiro que aqui se deslocavam para venerarem Nossa Senhora de Guimarães (Padroeira de Portugal até ao séc. XVII), e também através da passagem de romeiros de/e para Santiago de Compostela que terão deixado como marca a sua devoção a Nicolau.
São Nicolau está ligado à devoção popular como protetor das raparigas pobres, dos perseguidos, dos comerciantes, das crianças, dos presos, dos infelizes, dos abandonados pela sorte; também, como sendo contra as heresias, e está indicado para a cura de determinado tipo de doenças.
Paralelamente a estas devoções, São Nicolau é também Patrono dos estudantes. Reza a lenda que três crianças em idade escolar foram esquartejadas por um estalajadeiro e quando São Nicolau se aproximou delas devolveu-lhes a vida. Talvez, por isso, São Nicolau seja muitas vezes representado com três crianças aos pés.

As celebrações em honra de São Nicolau, em Guimarães, inicialmente eram de cariz exclusivamente religioso. No entanto, com o passar do tempo vão sendo incluídas nessas celebrações manifestações de caracter profano, tais como cantares, danças, etc., pois representavam uma forma de quebrar com a dureza do dia-a-dia. Este culto, desenvolvido entre o povo, foi mais tarde apropriado pelos estudantes que constituíram uma capela em honra de São Nicolau (entre 1661 e 1663) na Igreja Nossa Senhora da Oliveira, e aí sediaram a sua irmandade.

Inicialmente, as festas só eram celebradas no dia que está reservado no calendário religioso a S. Nicolau, dia 6 de Dezembro. Nesse dia de manhã, os estudantes participavam na missa com sermão e de tarde, as celebrações assumiam um caracter profano com a realização de jogos populares.
Com o passar dos tempos, verificou-se que um dia para festejos a S. Nicolau não era suficiente, pelo que nos mesmos foi também incluído o dia 5. Assim S. Nicolau passou a ser celebrado nos dias 5 e 6 de Dezembro. No dia 5, era anunciado o programa do dia 6 através de um pregoeiro que percorria as ruas da cidade.


INFIAS

O Infias e Atlético, anteciparam o seu jogo referente à 1ª Eliminatória da Taça Cidade Berço que estava agendado para a véspera de Natal. A formação vizelense venceu (1-0) e apurou-se para a eliminatória seguinte.

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: