sábado, 1 de dezembro de 2012

1 DE DEZEMBRO DE 1640


D. Margarida, duquesa de Mântua, neta de Filipe II, exerceu o governo de Portugal com autoridade de vice-rei e capitão-general de 1634 a 1640
1º de Dezembro de 1640


Retrato de D. João IV, por Avelar Rebelo, em 1643 (Paço de Vila Viçosa)

A morte de D. Sebastião, em Alcácer Quibir, sem deixar descendência e outras motivos de natureza vária que não cabem neste pequeno resumo, concorreram para a perda da Independência de Portugal. Sem um sucessor directo, a coroa passou para Filipe II de Espanha. Este, aquando da tomada de posse, nas cortes de Leiria, em 1580, prometeu zelar pelos interesses do País, respeitando as leis, os usos e os costumes nacionais. Com o passar do tempo, essas promessas foram sendo desrespeitadas, os cidadãos nacionais foram perdendo privilégios e passaram a uma situação de subalternidade em relação a Espanha. Esta situação leva a que se organize um movimento conspirador para a recuperação da independência, onde estão presentes elementos do clero e da nobreza. A 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos introduz-se no Paço da Ribeira, onde reside a Duquesa de Mântua, representante da coroa espanhola, mata o seu secretário Miguel de Vasconcelos e vem à janela proclamar D. João, Duque de Bragança, rei de Portugal. Termina, assim, 60 anos de domínio espanhol sobre Portugal. A revolução de Lisboa foi recebida com júbilo em todo o País. Restava, agora, defender as fronteiras de Portugal de uma provável retaliação espanhola. Para o efeito, foram mandados alistar todos os homens dos 16 aos 60 anos e fundidas novas peças de artilharia.



sexta-feira, 30 de novembro de 2012

AGENDA DESPORTIVA

clique nas imagens para ampliar


FUTEBOL POPULAR
1ª Divisão-5ª Jornada
Serzedo x Abação
Infantas x S. Faustino
Calvos x Montesinhos
Matamá x Santiago
Infias x Tagilde (18h30)
Pinheiro x Valinha

2ª Divisão-5ª Jornada
Atlético x Polvoreira (15h30)
Aldão x Nespereira
Fórum Airão x Castelões
Folga: Atães

Futebol Profissional
Taça de Portugal 1/8 final
Sexta 20h15-Braga x Porto
Sábado 17h-Academica x Tourizense
Domingo 14h-Arouca x Beira-Mar
                   14h- Lourinhanense x P. Ferreira
                   15h-Gil Vicente x Oliveirense
                   15h-Belenenses x GD Fabril
               19h15-Marítimo x Vitória

 Juniores
Sábado 15h-Vitória x Freamunde
 Basquetebol 
Sábado 15h30-Cabo Madeira x Vitória
Voleibol
Sábado 15h30-Vilacondense x Vitória
Juvenis  
Domingo 11h-Gil Vicente x Vitória
Iniciados
Sábado11h-Vitória x Braga



  

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CONVIVIO DOS AMGOS DO FUTEBOL POPULAR

clique nas imagens para ampliar








Como era suposto realizou-se na passada quarta-feira, no Restaurante Pinguim (Guimarães), o Convívio dos Amigos do Futebol Popular, organizado pelo Arlindo Costa presidente da AFPG.
O próximo convívio, a cargo do Carlos Moura (St. Tirso), já tem o local marcado. A escolha recaiu no Restaurante “Cantinho do João” em São Mamede de Negrelos.
 Como é o mês em que recai a quadra natalícia, e como vai sendo habitual, vai haver troca de prendas, o que significa que cada um deve levar a sua.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FUTEBOL POPULAR


clique nas imagens para ampliar

O SANTIAGO JOGOU PARA A GOLEADA E ACABOU COM O CORAÇÃO NAS MÃOS  

 SANTIAGO-PINHEIRO (Felgueiras) 2-1

Taça Federação-3ª Jornada
Campo: Candoso-Santiago
Árbitro: Abilio Marques (Barcelos)  
Árbitros assistentes: Francisco Silva e Artur Silva    

SANTIAGO: Cuca; Norberto (Manuense 59), Rui, Pascoal e Filipe; Castro, Nelson e Sérgio (Seninho 90+2); Romeu, Catorze (Vitinha 84) e Leandro (Coelho 59)
Treinador: Mundinho  

PINHEIRO: Barbosa; Marcelo, Carlitos, Marujo e Lourenço; Rafael (Meireles 84), Rogério (Bero 67) e Tiago; Filipe (Cristiano 78), Toninho e Rui (Sampaio 65).    
Treinador: Carlos Araújo                                                        

 Ao intervalo 0-1
Golos: 0-1 Marujo (44 gp), 1-1 Catorze (63) e 2-1 Rui (71)    
Disciplina: cartão amarelo a Pascoal (44), Nelson (52), Toninho (56) e Filipe (60).
Cartão vermelho directo a Marujo (59)

Já se sabia que a formação vimaranense era superior à felgueirense, mas era necessário prová-lo em campo. Em jogo jogado, estiveram sempre por cima, mas não transformaram em golos as ocasiões criadas e acabaram a partida com o coração nas mãos à espera do último apito do árbitro.

De facto, foi uma avalanche de oportunidades perdidas por parte do Santiago, frente a uma equipa que não mostrou, ainda, andamento para competições deste calibre, que já exige dos atletas alguma preparação física e mental, que se adquire com o intercâmbio entre futebóis mais evoluídos. Denotaram ainda algum deficit de fair- play para com a equipa de arbitragem, protestando por tudo e por nada, que só serve para complicar.
O conjunto de Candoso-Santiago entrou com tudo, disposto a marcar o mais cedo possível, mas optou por um futebol demasiado mastigado e lento, quando era aconselhável o contrário, se queriam contornar o autocarro de dois andares, que o Carlos Araújo colocou à frente da baliza do Barbosa. Ao minuto 7’, o Catorze entrou pelo lado direito do seu ataque, ludibriou toda a defesa visitante e, já dentro da área, na cara do Barbosa, atirou por cima do travessão e começou aí o festival dos golos falhados. Quem não marca arrisca-se a sofrer e à passagem do quarto de hora de jogo, após uma fífia monumental do Rui (que se viria a redimir do facto, marcando o golo da vitória), colocou a bola nos pés do Rafael que tentou o chapéu ao Cuca, mas sai por cima e podiam chegar ao golo na primeira vez que chegaram junto da área da equipa da casa. Ao minuto 44´ os pinheirenses beneficiaram de um livre directo já próximo da área caseira e na marcação, o Pascoal terá travado a progressão da bola com o braço e o árbitro apontou a marca dos onze metros. O Marujo encarregado de cobrar a grande penalidade não falhou e os visitantes foram para o intervalo por cima no marcador, uma injustiça de todo o tamanho, que, aliás, o futebol é fértil.
Para a segunda parte nenhum treinador mexeu na equipa, mas a formação vimaranense veio mais rápida mas com a mesma falta de pontaria e a mesma indecisão no momento de finalizar as jogadas. Ao minuto 59’ o Marujo, que tinha feito o golo visitante, foi expulso por ter pontapeado um adversário, sem bola, mas não aceitou muito bem a decisão do juiz da partida, armando ali um “burburinho” que só prejudicou a equipa, que a partir daí se tornou ainda mais vulnerável defensivamente. 
Os anfitriões aproveitaram o desnorte dos homens do Carlos Araújo e ao minuto 63,’ o Catorze, que desta vez não falhou, fez o golo do empate e iniciou a cambalhota no marcador. A equipa de Felgueiras, já sem forças para reagir, limitou-se a ver passar o tempo e os comandados do Mundinho continuaram a saga dos golos pedidos, apesar dos cantos consecutivos que foram ganhando. Depois de tantos falhados e na marcação de mais um, o Rui foi lá baixo e de cabeça, fez um golão que valeu a vitória. A partir daí, o Santiago abrandou mas não foi fácil segurar a vitória porque os visitantes ainda ganharam dois livres perigosos, junto da área do Cuca, que podiam ter feito estragos. Uma vitória mais que justa do conjunto vimaranense, suada, mas por culpa própria, criaram oportunidades para golear e acabaram a pedir ao relógio que andasse mais rápido. A equipa de arbitragem da AFP Barcelos não teve trabalho fácil, mas a decisões mais polémicas pareceu-nos acertadas. Não foi por eles que os visitantes perderam, nem o Santiago falhou tantos golos.

Resultados
Taça Amizade-3ª Jornada
Série A
Abação x Calvos, 2-1
Infantas x Fórum Airão, 3-2
Gémeos x Matamá, 1-1
Folgou: Atães

Classificação
1  Abação                  9
2  Calvos                   4
3  Gémeos                4
4  Matamá                 4
5  Infantas                 3
6  F. Airão                  1
7 Atães                      0

Série B
Atlético x Un. Cano, 0-1
Castelões x Nespereira, 4-2
Infias x Polvoreira, 4-3
Folgou: S. Faustino

Classificação
1  Un. Cano               9
2  Infias                      6
3  Polvoreira              3
4  Atlético                   3
5  S. Faustino           3
6  Castelões              3
7  Nespereira            0


Jogos Inter-concelhos
Mais uma vez, as equipas de Guimarães fizeram jus ao prestígio que o futebol popular vimaranense disfruta no âmbito da Federação Futebol Popular do Norte, com quatro vitórias, um empate e uma derrota, treze golos marcados e quatro sofridos, muito perto do óptimo.
O Montesinhos recebeu e goleou (6-0) o Sendim, representante de Felgueiras na Taça dos Campeões. Para a mesma prova, a Valinha recebeu o Aguçadoura da Povoa de Varzim e não conseguiu melhor que um empate (1-1).
Na Taça Federação, o Pinheiro deslocou-se a St. Tirso para defrontar o Rebordões, que era líder da prova a meias com a formação vimaranense, mas não foi feliz e regressou com a única derrota (0-2), infringida as equipas de Guimarães.   
Serzedo conseguiu uma vitória clara (3-0), no confronto com o Cantinho da Rambóia, de Espinho, onde o futebol é. por tradição, muito forte.
Tagilde recebeu no seu campo o Tougues, representante de Vila do Conde nesta prova e venceu (1-0).
O Santiago cumpriu os serviços mínimos vencendo o Pinheiro felgueirense (2-1), num jogo em que dominou por completo o seu adversário.  



Resultados gerais
Taça dos Campeões-3ª Jornada
 Série A
Aveleda-Lousada x Macieira-V. Conde, 1-3
Marinhão-Fafe x Macieira-Barcelos, 3-1
GD Rans-Penafiel x S. Mamede-St. Tirso, 1-0

Série B
Fareja-Felgueiras x Areias-St. Tirso, 1-1
Leocadense-Barcelos x Bagunte-V. Conde, 1-2
Folgou: Águias Figueiras-Lousada

Série C
Codessos-P. Ferreira x Rio Largo-Espinho, 0-0
Valinha-Guimarães x Aguçadoura-P. Varzim, 1-1
Folgou: Várzea-Felgueiras
           
Classificação
1º  Valinha                         5
2º  Rio Largo                     5
3º  Varziela                        3
4º  Aguçadoura                 1
5º  Codessos                     1

Série D
Montesinhos-Guimarães x Sendim-Felgueiras, 6-0
Terroso-P. Varzim x Leões Bairristas-Espinho, 0-0
Folgou: Figueiró-P. Ferreira

Classificação
1        Terroso                     7
2        Montesinhos             6
3        L. Bairristas               4
4        Figueiró                     0
5        Sendim                      0                    

Taça Federação-3ª Jornada
Série A
Mt. Cordova. St.Tirso x Retorta-V. Conde, 3-0
Cristelo-Lousada x SV Irivo-Penafiel, 0-0
Carapeços-Barcelos x FC Sousa-Felgueiras, 2-0

Série B
Valmesio-Lousada x ND Silva-Barcelos, 2-1
Tagilde-Guimarães x Tougues-V. Conde, 1-0
Penacova-Felgueiras x Lamoso-P. Ferreira, 4-0

Classificação
1  Tagilde                  7
2  Penacova             7
3  Valmesio               5
4  ND Silva                4
5  Lamoso                 1
6  Tougues               0

Série C
Santiago-Guimarães x Pinheiro-Felgueiras, 2-1
Aveleda-V.Conde x Laúndos-P.Varzim, 0-0
SC Freamunde-P. Ferreira x Nevogilde-Lousada, 1-2

Classificação
1 Aveleda                  7
2  Laúndos                5
3  Santiago                5
4  Nevogilde              4
5  SC Freamunde    2
6  Pinheiro (F)           0

Série D
Gião-V. Conde x Serafão-Fafe, 1-0
Amorim-P. Varzim x várzea-Felgueiras, 1-2
Rebordões-St. Tirso x Pinheiro-Guimarães, 2-0

Classificação
1  Rebordões                       9
2  Varzea                   6
3 Pinheiro (G)           6
4  Amorim                  3
5  Gião                       3
6  Serafão                 0

Série E
Estela-P. Varzim x Mourinhense-St. Tirso, 8-2
CD Pereira-Barcelos x A. Quinchães-Fafe, 1-0
Serzedo-Guimarães x C. Rambóia x Espinho, 3-0

Classificação
1  Estela                    9
2  CD Pereira            6
3  Serzedo                4
4  Mourinhense        4
5  A. Quinchães        2
6 Cº Ramboia           0

Série F
Creixomil-Barcelos x Os Pienses-Lousada, 6-0
S. Clemente-Fafe x Guimarei-St. Tirso, 0-3
Portela Monte-Penafiel x Argivai-P.Varzim, 2-1

Próximos Jogos-01-12
1ª Divisão-5ª Jornada
Serzedo x Abação
Infantas x S. Faustino
Calvos x Montesinhos
Matamá x Santiago
Infias x Tagilde
Pinheiro x Valinha

2ª Divisão-5ª Jornada
Atlético x Polvoreira
Aldão x Nespereira
Fórum Airão x Castelões
Un. Cano x Gémeos
Folga: Atães











Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: