quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA

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A Língua materna (também língua-mãe ou língua nativa) é a primeira língua que uma criança aprende. Em certos casos, quando a criança é educada por pais (ou outras pessoas) que falem línguas diferentes, é possível adquirir o domínio de duas línguas simultaneamente, cada uma delas podendo ser considerada língua materna, configura-se então uma situação de bilinguismo.
A expressão língua materna provém do costume em que as mães eram as únicas a educar seus filhos na primeira infância, fazendo com que a língua da mãe seja a primeira a ser assimilada pela criança, condicionando seu aparelho fonador àquele sistema linguístico.
A aquisição da língua materna ocorre em várias fases. Inicialmente, a criança regista literalmente os fonemas e as entonações da língua, sem ainda ser capaz de os reproduzir. Em seguida, começa a produzir sons e entonações até que seu aparelho fonador permita-lhe a articular palavras e organizar frases, assimilando contemporanea mente o léxico. A sintaxe e a gramática são integradas paulatinamente dentro deste processo de aprendizagem.
O Dia Internacional da Língua Materna é comemorado em 21 de Fevereiro e foi proclamado pela UNESCO em 17 de Novembro de 1999. Foi reconhecido formalmente pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que estabelece 2008 como o ano internacional das Línguas. O dia Internacional da Língua Materna teve origem com o Dia do\ Movimento da Língua, que é comemorado em Bangladesh (anteriormente Paquistão Oriental) desde 1952. O dia é comemorado anualmente pelos estados membros da UNESCO e nas matrizes para promover a diversidade e o multilinguismo linguísticos e cultural.
História
Em 21 de Fevereiro de 1952, correspondendo a 8 Falgun de 1359 no calendário de Bangla, um número de estudantes que fazem campanha para a reconciliação de Bangla como uma das línguas do estado do Paquistão foram mortos quando polícias atearam fogo em cima deles. Tudo começou numa reunião pública em 21 de Março de 1948, Muhammad Ali Jinnah, general do Paquistão, declarou que Urdu será a única língua para o oeste e Paquistão do leste. Os povos de Paquistão do Leste (agora Bangladesh), cuja língua principal é bengali, começaram a protestar em relação a isto.
Uma reunião de estudantes em 21 de Fevereiro chamou-se:  para uma batida província-larga. Mas o governo em 20 de Fevereiro invocou a seção 144. A comunidade dos estudantes em nma reunião sobre a manhã de 21 de Fevereiro concordou continuar com seu protesto mas não quebrar a lei da seção 144. Mesmo assim as polícias abertas atearam fogo e mataram os estudantes.

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