domingo, 3 de março de 2013

FUTEBOL POPULAR

clique nas imagens para ampliar


Os números reflectem a diferença do futebol exibido pelos dois conjuntos.

 ATOUGUIA – CASTELÕES 5-0

1ª Divisão-13ª Jornada
Campo: Gonça
Árbitro: António Mendes       
Árbitros assistentes: Miguel Abreu e José Rodrigues  

 ATOUGUIA: Paulo; Vitamina, Reco, Vieira e Filipe; Bolhas, Paulinho e Miguel (Ângelo 70); Francês (Pedro 70), Pinto (Zé 73) e Sérgio (Flávio 79).    
Treinador: Manuel Candeias  

 CASTELÕES: Lima: Hugo, Vasconcelos, Pedro e André; Zé (Daniel ao int.), Fábio (Baia ao int.) e Joel (Bruno 73); Pedrinho, Zequinha e Telmo (Jaime 73) .
Treinador: Albertino Afonseca

Ao intervalo: 2-0
Golos: 1-0 Miguel (23), 2-0 Francês (32), 3-0 Francês (64), 4-0 Ângelo (73) e 5-0 Ângelo (85).
Disciplina: não houve acção disciplinar  

Antes do início do jogo foi guardado um minuto de silêncio pelo falecimento da esposa do Eduardo Alves, presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol Popular de Guimarães. 

A formação do Atouguia, sedeada no Bairro da Conceição, venceu a simpática equipa de Castelões por números que reflectem bem a diferença pontual entre os dois conjuntos na tabela classificativa, mas também os valores em presença, porque, de facto, os atouguienses são muito bons de bola.         

O grupo desportivo Atouguia é um estreante no futebol popular, enquanto o Clube Académico de Castelões já tem muitos anos de filiação na AFPG, o organismo vimaranense que tutela o futebol das aldeias e, por tradição, um Clube que não vive obcecado pelo resultado a qualquer preço e tem como objectivo primeiro participar sem o stresse de ter que vencer, bem patente nas classificações das diferentes épocas, mas que para o grupo e secundário. A razão de ser da colectividade é proporcionar aos jovens, e menos jovens, a oportunidades de usufruir de um meio onde podem ocupar os seus tempos livres de forma saudável e em grupo. Mas esta prática é transversal a todas as direcções que foram passando pelo Clube e deixando raízes, a ponto de ser já um símbolo da terra, que exibem com orgulho.
O Atouguia tem as suas raízes nos Bairros Sociais, uma zona da cidade que nos primeiros tempos gozou de má fama, que se calhar teria alguma ponta de verdade, mas também terá sido empolada por interesses pouco claros. Mas esse tempo já faz parte do passado, agora os Bairros Sociais da Conceição é uma zona totalmente recuperada, foram enterrados os fantasmas e estão de pleno direito integrados numa parcela nobre da Cidade Berço.
Um dos directores do Clube confessou-nos que no princípio tiveram alguma dificuldade em se afirmar, porque as pessoas olhavam de lado para eles, pelo motivo da sua localização e até os árbitros sentiam algum receio quando eram nomeados para arbitrar os seus jogos, mas temos provado que esses medos não tinham razão de ser. Neste jogo, tanto o Atouguia como o Castelões foram, de facto, irrepreensíveis no que á disciplina diz respeito. Nem se quer foi necessário que árbitro exibisse qualquer cartão.
Como já foi referido, o Atouguia apesar de ser estreante no futebol popular organizado, tem um conjunto de jogadores de fazer inveja a muitas equipas com traquejo nestas andanças. Embora o Castelões não seja uma equipa que faz pressão alta, como se diz agora, mas o que é facto, neste jogo viu-se um conjunto de jogadores a praticar um futebol de qualidade acima da média. Futebol ao primeiro toque, com mudanças constantes e em carrossel, a baralhar positivamente o adversário que não sabia para onde se virar. Dominaram por completo a primeira parte do jogo, mas tiveram nos primeiros vinte minutos o ponto alto do futebol exibido. Quando ao minuto 23’ o Miguel fez funcionar o marcador, já o Lima tinha dado nas vistas ao defender remates perigosos do Francês e do Paulinho. Os visitantes não tinham grandes argumentos para reagir ao golo sofrido e o Francês aproveitou para aumentar a vantagem (32’). Apesar do domínio caseiro, o resultado não se alterou até ao intervalo. Para o período complementar, o Albertino Afonseca fez duas alterações, trocou o Zé pelo Daniel e Fábio pelo Baia e a formação da Castelões começou a surgir perto da área do Paulo, o que não tinha acontecido durante a primeira parte e podia ter chegado ao golo (55’), num remate colocado do Zequinha, que ainda tirou tinta dos ferros da baliza caseira. Os homens do Manuel Candeias não gostaram do que estavam a ver, reagiram e pouco depois (64’), o Francês fez o seu segundo e o terceiro da equipa. Como tinha cumprido a missão, o treinador mandou- o sair e entrar para o seu lugar o Ângelo, que entrou de pé quente, marcou dois golos e estabeleceu o resultado final. Nada a dizer quanto à justeza do resultado, embora o Castelões merecesse o ponto de honra pelo que fez nos primeiros quinze minutos da segunda parte. Um bom jogo de futebol, sem casos, sem quezilas e sem cartões. Uma lição de vida.
  
RESULTADOS
 1ª Divisão-13ª Jornada
Pinheiro x Infantas, 5-1
Calvos x Serzedo, 1.0
Matamá x Abação, 2-3
Infias x S. Faustino, 0-0
Valinha x Montesinhos (int 42’)
Tagilde x Santiago, 1-2

Classificação
1ª Divisão-13ª Jornada
1  Infias                               29
2  Valinha                           27
3  Tagilde                            24
4  Abação                            23
5  Montesinhos                20
6 Santiago                          18
7 Matamá                           15
8 Infantas                           14
9 Pinheiro                          12
10 Serzedo                        11
11 Calvos                           11
12 Faustino                                   8

2ª Divisão-13ª Jornada
F. Airão x Atlético, 2-3
U. Cano x Polvoreira, 0-0
Barquinha x Nespereira (ad)
Atouguia x Castelões, 5-0
Atães x Gémeos, 0-1
Folgou: Aldão

Classificação
2ª Divisão-13ª Jornada
1 Polvoreira          30
2 Atães                     25
3 Atouguia              23
4 U. Cano                18
5  F. Airão               16
7 Barquinha          15
7 Gémeos                14
8 Atlético                13
9 Nespereira         11
10Aldão                  10
11 Castelões          1

Próximos Jogos
1ª Divisão-14ª Jornada
Serzedo x Infantas
Abação x Calvos
S. Faustino x Matamá
Montesinhos x Infias
Santiago x Valinha
Tagilde x Pinheiro

2ª Divisão-14ª Jornada
Atlético x Aldão
Polvoreira x F. Airão
Nespereira x U. Cano
Castelões x Barquinha
Gémeos x Atouguia
Folga: Atães













                                       


Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: