domingo, 14 de abril de 2013

FUTEBOL POPULAR

clique na imagem para ampliar

Ao vencer em Espinho, o Valinha ficou mais perto da final da mais importante prova da Federação de Futebol Popular do Norte.
Nesta paragem dos campeonatos caseiros, para dar lugar às meias-finais das provas federativas, as três equipas vimaranenses em prova tiveram desempenho positivo, embora o Pinheiro, ao perder em casa, tenha comprometido a sua passagem á final da Taça federação.  
O Montesinhos venceu em casa o campeão de Vila do Conde (4-3), ficou na frente da eliminatória, embora os três golos sofridos sejam um empecilho para a segunda mão, mas também é verdade que os vila-condenses têm que atacar se quiserem vencer e o representante vimaranense, com um pouco de calma, pode aproveitar para fazer um golo e assim ficaria com a tarefa mais facilitada. Para a Taça Federação, o Pinheiro, que se calhar das três equipas vimaranenses é a que está em pior forma, acontece aos melhores, tem garantidamente o “osso” mais duro de roer para a segunda mão na Povoa de Varzim. Para além da formação vimaranense não estar no seu melhor momento, perdeu em casa (0-1) com o Estela que é, nem mais nem menos, a equipa mais cotada do quarteto que disputa as meias-finais. A formação poveira venceu os três jogos da fase de grupos, marcou nove golos e sofreu dois. Embora em futebol não hajam vencedores antecipados, o que é facto, o conjunto do Bairro do Sol vai ter que estar no seu melhor e esperar que algo aconteça ao seu adversário no dia 27 de Abril.
A Valinha ficou, propositadamente, para o fim da crónica por, em contra ponto, ser a que se encontra, inequivocamente, em melhor forma. Se mais não bastasse os sete pontos de avanço em relação ao segundo, Infias, na tabela classificativa e os 39 golos marcados em 16 jogos (mª 2,44) falam por si. Venceu os três jogos na fase de grupos, um em casa do Montesinhos, que lhe saiu no sorteio e foi ao Rio Largo, Espinho, vencer (2-1) podendo chegar à final da Taça dos Campeões sem derrotas.
O Valinha foi a primeira equipa a vencer esta prova, ainda antes de ser criada (oficialmente) a FFPN, num jogo entre o campeão espinhense (Leões Bairristas) e a formação vimaranense, que viria a inspirar a criação da federação do futebol nortenho. A Associação de Futebol Popular de Guimarães foi registada, como pessoa colectiva, no 1º Cartório Notarial de Guimarães a 21 de Fevereiro de 1992 e publicado na III Série do Diário da República, a 9 de Maio do mesmo ano. Dadas as boas relações da Associação de Futebol Popular de Guimarães com a sua congénere de Espinho, o vareados do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Espinho convidou os dirigentes da AFPG para um debate subordinado ao tema “Maio Mês do Coração” .
Em 29 de Setembro foi redigida a Acta nº1 da Federação de Futebol Popular do Norte, com três Associações: Guimarães, Espinho e Amarante. Refira-se, até como gratidão, que parte deste trabalho foi feito pelo Miguel Faria, mandatado para o acto.
A partir de 1992, iniciou-se a disputa entre as três Associações: Taça dos Campeões, Taça das Taças e Taça Federação. A Associação de Amarante, por divergências internas, abandonou a Federação em 2004, ficando a disputa das provas resumida a Guimarães e Espinho. Mas as relações cordiais entre as duas Associações não se resumiam às provas entre Clubes, mas iam mais longe. No dia 25 de Abril, feriado municipal de Espinho, disputava-se um jogo entre a selecção de Espinhense e a de Guimarães, que era retribuído no dia 24 Junho, feriado municipal na Cidade Berço.  
Em 97/98 já participou a AFP Fafe, mas o arranque definitivo deu-se em 98/99, com a adesão das Associações de St. Tirso, Trofa (já desistiu), Povoa de Varzim, Vila do Conde e, mais tarde, Barcelos, Penafiel, Lousada, Paredes e ainda, mais recentemente, Paços Ferreira e Felgueiras.
Um pingo da história da AFPG e da FFPN, que não faz mal a ninguém.
   

Resultados
Taça dos campeões-meias-finais 1ª mão
Montesinhos-Guimarães x Macieira-V. Conde, 4-3
Rio Largo-Espinho x Valinha-Guimarães, 1-2

Taça Federação-meias-finais-1ª mão
Pinheiro-Guimarães x Estela-P. Varzim, 0-1
P. Monte-Penafiel x ND Silva-Barcelos, 2-0

Próximos Jogos-20-04
1ª Divisão-17ª Jornada
Pinheiro x Abação
Serzedo x S. Faustino
Infantas x Montesinhos
Calvos x Santiago
Matamá x Tagilde
Infias x Valinha

2ª Divisão-17ª Jornada
Atlético x Nespereira
Aldão x Castelões
F. Airão x Gémeos
U. Cano x Atães
Barquinha x Atouguia
Folga: Polvoreira

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: