domingo, 28 de abril de 2013

FUTEBOL POPULAR

clique na imagem para ampliar

O GD Gémeos fez história ao vencer a primeira edição da Taça Amizade, frente uma equipa do escalão superior.

ABAÇÃO – GÉMEOS 0-2

 Taça Amizade-Final
Campo: Matamá
Arbitro: António Araújo  
Árbitros assistentes: Manuel Lúcio e Anselmo Ferreira

 ABAÇÃO: Ivo; Luís Félix (Paulo Leite 83), André, Zé Carlos (Marco 75) e Nuno Leite; Júnior, Vítor Hugo e João Vale; Hugo Costa, Bruno e Sidónio:
  Treinador: Alberto Fernandes   

GÉMEOS: César; Tónio, Vitinha, Stik e Rui Alberto; Marco (Carlos Castro 90+1), Magalhães (Claúdio 90+4) e Di love (Minas 72); Pascoal (Ribeirinho 90), Ribeiro (Tonecas 90+29 e Bruno.
Treinador: João Paulo.  
                                                                                                               
Ao intervalo: 0-0
 Golos: 0-1 Marco (67) e 0-2 Bruno (85)
Disciplina: cartão amarelo a Di Love (53), Vitinha (57), Magalhães (64), Simão (75) e Vítor Hugo (83).
Vermelho directo a João Paulo (80)

Na primeira parte, as equipas jogaram com excessivas cautelas defensivas, sempre com grande aglomerado de jogadores a meio-campo, provocando inúmeras faltas e apenas uma oportunidade para cada lado, que foram desviadas pelos ferros das balizas. Na segunda parte, o Gémeos entrou melhor, aproveitou a menor frescura física de alguns jogadores do Abação e marcou dois golos para a história.    

Antes do início do jogo foi guardado um minuto de silêncio pela morte da esposa de Martinho Ferreira, ex-dirigente do Matamá.
As duas equipas vinham formatadas para não sofrer golos, com os medos inerentes à maior parte das equipas portuguesas, que colocam o “autocarro” à frente da baliza, não jogam nem deixam jogar e em vez de proporcionar um bom espectáculo de futebol, provocam uma seca a quem assiste. Foi mais ou menos o que aconteceu na primeira parte, com grande amontoado de jogadores a meio-campo e como não havia espaço para jogar as faltas sucediam-se com enorme regularidade e o jogo esteve mais tempo parado que em movimento. Razão porque nos primeiros 45 minutos o tempo útil de jogo ficou muito abaixo do razoável e saldou-se por apenas uma ’oportunidade para cada lado, uma bola à trave da baliza de César por Luís Félix (38’) e outra ao travessão da Baliza do Ivo num remate mal-intencionado do Magalhães (42’).
As equipas regressaram para a segunda parte com os mesmos elementos que foram para o descanso, mas notou-se logo no recomeço que a formação de Gémeos vinha disposta a alterara a situação. O João Paulo terá notado no decorrer da primeira parte, alguma debilidade em sectores específicos do conjunto de Alberto Fernandes que explorado podia dar outra vida ao espectáculo e a possibilidade de lutar pela vitória. Optou por jogar no campo todo, colocou mais velocidade nas jogadas, arriscou, tomou conta das operações e pôs a nu as limitações físicas de alguns jogadores do conjunto de S. Cristóvão de Abação, que não se davam muito bem com o futebol utilizado pelo vizinho do lado, com bolas para as costas da sua defesa.
Em resultado da táctica adoptada para o segundo período, a formação de Gémeos passou para a frente no marcador aos 67 minutos, com um grande golo de Marco, numa altura em que o Abação não tinha grandes possibilidades para reagir e ao minuto 80’  o Bruno faz o 0-2 e arruma a questão. 
O Abação ocupa o 3º lugar da 1ª Divisão e o Gémeos está no meio da Tabela classificativa do segundo escalão, uma demostração que em futebol, principalmente em jogos decisivos, o favoritismo é relativo. Aliás o Gémeos assumiu-se nesta prova como tomba gigantes. Depois de vencer o Infias, no campo deste, na meia-final, derrotou agora na final o conjunto de Abação. Foi acima de tudo um jogo correcto, sem casos, com uma equipa de arbitragem à altura do jogo e, assim, a Taça Amizade fez jus ao seu nome. 

Jogos Inter-concelhos

O GD Valinha vai à final da Taça dos Campeões (com o carrasco do Montesinhos) só com vitórias e é um sério candidato à vitória final. O Pinheiro disputa a final da Taça Federação com o Portela do Monte-Penafiel. Um feito histórico para o futebol popular vimaranense que coloca duas equipas nas finais das duas provas organizadas pela FFPN
À formação da Valinha saiu-lhe em sorte, para esta meia-final, um adversário poderoso, o campeão de Espinho, foi lá vencer na 1ª mão (1-2) e voltou a derrotá-lo, agora em casa, pelo mesmo resultado (2-1).
Pior sorte teve o Montesinhos. A formação vizelense, ao serviço do futebol popular vimaranense, venceu no seu campo o Macieira, representante de Vila do Conde na prova (4-3), um resultado perigoso para a segunda mão, devido aos três golos sofridos em casa, que se vieram a revelar-se decisivos. Na visita a vila do Conde a equipa de Montesinhos sofreu uma derrota pesada (3-0) que tirou a possibilidade de haver uma final entre duas equipas de Guimarães, na maior prova do calendário da Federação do Futebol Popular do Norte.   

O Pinheiro vai a final da Taça Federação com o Portela do Monte-Penafiel.
 A formação vimaranense depois da derrota em casa (0-1), sabendo-se o valor do adversário e ainda a má época no campeonato caseiro, ninguém acreditaria que o conjunto de Pinheiro  fosse a Povoa de Varzim vencer(3-0) por números que não deixam duvidas a ninguém. O Pinheiro é das equipas vimaranenses a que mais troféus conquistou. A tradição vale o que vale, mas o que é certo o Pinheiro é tradicionalmente,  uma equipa vocacionada para vencer as grandes provas.

Resultados
Taça dos Campeões-2ª mão
Macieira-V. Conde x Montesinhos-Guimarães, 3-0 (1ª mão3-4)
Valinha-Guimarães x Rio Largo-Espinho, 2-1 (1ª mão 2-1)
Final: Valinha x Macieira (25-05 em Barcelos)

Taça Federação-meias-finais-2ª mão
Estela-P. Varzim x Pinheiro x Guimarães, 0-3 (1ª mão1-0)
ND Silva-Barcelos x P. Monte-Penafiel, 0-2 (1ª mão 0-2)
 Final: Pinheiro x Portela do Monte (17-05 em Barcelos)

2ª Divisão
Jogo em atraso-17ª Jornada
Atlético x Nespereira, 1-1

Jogo antecipado- 18ª Jornada
Atães x F. Airão, 1-0

Próximos Jogos-04-05
1ª Divisão-18ª Jornada
S. Faustino x Abação
Montesinhos x Serzedo
Santiago x Infantas
Tagilde x Calvos
Valinha x Matamá
Infias x Pinheiro

2ª Divisão-18ª Jornada
Nespereira x Polvoreira
Castelões x Atlético
Gémeos x Aldão
Atouguia x U. Cano
Atães x F. Airão, 1-0
Folga: Barquinha




Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: