domingo, 19 de maio de 2013

TAÇA FEDERAÇÃO (final)

clique nas imagens para ampliar



Final da Taça Federação

O Pinheiro não conseguiu repetir a época 2005/06 em que venceu o troféu

Portela do Monte (Penafiel) – Pinheiro (Guimarães 1-0

A formação vimaranense, que em termos de currículo, tem uma Taça dos Campeões (1999/00) e uma Taça Federação (2005/06), ao contrário do conjunto penafielense que não tem qualquer troféu conquistado no âmbito da Federação de Futebol Popular do Norte.  
Todavia, o Portela do Monte, sediado no coração do Vale do Sousa, faz parte de um dos campeonatos mais competitivos do futebol popular organizado, que pede messas, em termos do interesse da população e na captação de patrocínios, com o FC Penafiel, clube emblemático e representativo do futebol profissional naquela zona, uma das mais ricas em termos de gastronomia.
Isto para dizer que a tarefa da formação vimaranense não se mostrava á partida nada fácil, até porque a formação do Bairro do Sol não está a conseguir uma época daquelas a que nos habituou e o seu adversário não tinha perdido nenhum jogo na fase de grupos. Pesando os prós e os contras, o seu currículo e a sua experiência nestas andanças era um trunfo que poderia jogar seu favor e trazer para Guimarães mais uma Taça da Federação, mas devido às incidências em que o futebol é fértil, não consegui utilizar esse trunfo, na sua plenitude.
O jogo realizou-se no Estádio da Devesa, em Barcelos, a formação vimaranense entrou muito bem na partida, com toda a calma, trocando a bola entre si, á espera da reacção do adversário, mas sofreu o primeiro revés ao minuto 21’.
O guarda-redes, que já tinha visto um amarelo por alegadamente ter hesitado na execução dum pontapé de baliza, foi obrigado a cometer falta fora da área para evitar o golo, foi expulso e o grau de dificuldade subiu. A equipa lá tentou a adaptação às circunstâncias e, com o espírito solidário que é apanágio deste grupo, foi disputando o jogo olhos nos olhos com o seu valoroso adversário e mesmo com menos uma unidade construi a melhor oportunidade de golo em toda a partida.
Aconteceu ao minuto 60’, numa jogada rápida de puro contra-ataque, o Cunha surgiu na cara do guarda-redes penafielense e fez o mais difícil, atirou por cima do travessão. È dos livros que, quem não marca arisca-se a sofrer e foi o que aconteceu.    
Ao minuto 75’, o Portela do Montes colocou-se na frente do marcador, na sequência da marcação dum livre directo, um autêntico “murro no estômago” para a formação pinheirense. Embora falta-se ainda quinze minutos para jogar, mais os descontos ao critério árbitro da AF de Barcelos, o que é facto, a formação vimaranense, com esse balde de água fria, já não tinha força física nem anímica para dar a volta ao resultado. Regressou a Guimarães sem a Taça mas com a consciência do dever cumprido e a certeza de ter prestigiado o futebol popular vimaranense. 
   

Taça dos Campeões (final)
No próximo fim-de-semana é a vez do GD Valinha tentar a conquista da sua segunda Taça dos Campeões, ostentando já as faixas de campeão do primeiro escalão do futebol popular vimaranense.
Nesta final, que se joga no Estádio Cidade de Barcelos (16h), tem como adversário o Macieira representante de Vila do Conde na prova.        

 Resultados
Taça Federação-final
Portela Monte-Penafiel x Pinheiro-Guimarães, 1-0

1ª Divisão-Jogos adiados da 19ª Jornada
Abação x Montesinhos, 2-1
Serzedo x Santiago, 0-3
Matamá x Infias, 0-1

Jogo antecipado da 20ª Jornada
Valinha x Infantas, 4-0

Classificação
1ª Divisão-19ª Jornada
1 Valinha                   49                  
2 Infias                       39
3 Abação                   33
3 Tagilde                   31
4 Montesinhos          30
6 Santiago                 29
7 Matamá                  24
8 Pinheiro                  21
9 Infantas                  18
10 Calvos                  17
11 Serzedo               15
12 S. Faustino          13

2ª Divisão-Jogos adiados da 19ª Jornada
F. Airão x Atouguia, 1-1
Aldão x Atães, 0-1

Classificação
2ª Divisão-19ª Jornada
1 Polvoreira              43
2 U. Cano                  33
3 Atães                      33
4 Atouguia                 30
5 Barquinha              26
6 Gémeos                 23
7 Atlético                    18
8 F. Airão                   17
9 Aldão                      16
10 Nespereira          13
11 Castelões            5

 Próximos Jogos-25-05

Taça do Campeões (Final)
16h-Estádio Cidade de Barcelos
Valinha-Guimarães x Macieira-V. Conde

1ª Divisão-20ª Jornada
Montesinhos x S. Faustino
Santiago x Abação
Tagilde x Serzedo
Valinha x Infantas, 3-0
Infias x Calvos
Matamá x Pinheiro

2ª Divisão-20ª Jornada
Castelões x Nespereira
Gémeos x Polvoreira
Atães x Atlético
Atouguia x Aldão
Barquinha x F. Airão
Folga: U. Cano














Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: