domingo, 2 de junho de 2013

FUTEBOL POPULAR

clique na imagem para amplificar 
Uma dezena de golos contra a crise

S. FAUSTINO – S. TIAGO 4-6
1ª Divisão-21ª Jornada
Campo: S. Faustino
Árbitro: António Mendes   
Árbitros assistentes: Miguel Abreu e José Carlos

 S. FAUSTINO: Martinho, Pedro Pereira, Sérgio, Paulinho e Coelho; Vítor, Leandro e Nelson (Luís 84); Zé (Fábio 57), Rui (Pinto 64) e Simão.   
 Treinador: Rodrigo Lopes  

SANTIAGO: Simão; Rui, Pascoal, Norberto e Mira; Castro, Leco e Ruizinho (Carlinhos 90); Catorze, Coelho (Miguel ao int.) e Berto.  
Treinador: Mundinho    

Ao intervalo: 2-1

Golos: 0-1 Pedro Pereira (9 pb), 1-1 Pedro Pereira (22), 2-1 Paulinho (33 gp), 2-2 Rui (51), 3-2 Simão (59), 3-3 Rui (68) 3-4 Leco (69), 4-4 Fábio (74), 4-5 Miguel (80) e 4-6 Mira (90+4).

Disciplina: cartão amarelo a Catorze (50), Nelson (52), Simão (75) e Rui (90+5)  

Dez golos num só jogo não acontece todos os dias e, quando acontece, merece ser realçado, ainda mais quando as duas equipas estão a discutir posições importantes na tabela classificativa e não se remetem á defesa na mira do erro adversário, tão comum no futebol actual, e jogam o jogo pelo jogo.
O Santiago jogava tudo para chegar ao 5º lugar, que dá acesso as provas Inter-concelhos (se o Montesinhos vencer a Taça Cidade Berço 15-06, no Complexo desportivo do Vitória com o Atães, o 6º classificado apura-se, mas se a formação de Atães vencer, só têm acesso os cinco primeiros).Um forte ingrediente para o jogo Santiago-Montesinhos, a realizar no próximo sábado no campo do Santiago, onde ficará definido quem será o 5º ou 6º da tabela classificativa, porque o Tagilde, que recebe, no seu campo, o S. Faustino, não deixará fugir o 4º posto.
Em contraponto, o S. Faustino, se vencesse, mantinha ainda uma remota possibilidade de se manter no primeiro escalão do futebol popular vimaranense, mesmo assim, á espera de ajuda de terceiros, mas o futebol é por vezes injusto, marcou quatro golos mas não chegaram para vencer e caiu definitivamente na segunda divisão.
Antes do início do jogo foi guardado em minuto de silêncio pelo falecimento de José Carlos Ferreira ex-árbitro da AFPG e, logo que o árbitro deu ordem para o início da partida a equipa do Santiago, teoricamente mais forte, mostrou logo ao que vinha.
Entrou com tudo, procurou assumir as despesas do jogo imprimindo o ritmo que mais lhes convinha, a formação caseira tentou responder mas não escondia a perturbação que advinha da velocidade imposta pelos visitantes e ao minuto 9’ na sequencia da marcação de livre directo, por Luisinho, o Pedro Pereira traiu o seu guarda-redes e desviou a bola para a sua baliza e o Santiago passava para a frente no marcador.
Curiosamente, ou não, o golo funcionou como elemento descompressor, a equipa ficou mais calma, foi atrás do prejuízo, o Pedro Pereira ao minuto 22’ redimiu-se do falhanço do primeiro golo e empatou o encontro. Ao contrário do que tinha acontecido com os homens da casa, a equipa do Mundinho (ex-jogador do Vitória), mostrou-se algo baralhada com o golo do adversário e a doze minutos do intervalo, o Mira desviou a bola com a mão e o arbitrou em cima da jogada não teve dúvida e apontou à marca dos onze metros. O Paulinho, chamado a converter o castigo máximo, não falhou, fez o 2-1 e o S. Faustino foi para intervalo em vantagem no marcador.
Na segunda parte, o jogo continuou em ritmo elevado, golo cá golo lá, até ao minuto 74’, altura em que a equipa de Rodrigo Lopes perdia 3-4 e o Fábio fez o 4-4, jogo de loucos. A formação de S. Faustino já dava indícios de ter esgotado as reservas físicas, devido ao ritmo elevado que caracterizou o encontro até a altura e os visitantes aproveitaram para fazer o 4-5 e 4-6, por Miguel e Mira respectivamente. Apesar das diferenças entre as duas formações, foi um hino ao futebol de ataque, que deixou os assistentes satisfeitos pelos dez golos que tiveram a oportunidade de festejar. À excepção de um assistente (ex-treinador e jogador do S. Faustino que é, garantidamente, o maior responsável pela descida da equipa) que se fartou de insultar, de forma grosseira, a equipa de arbitragem, de forma ainda mais vergonhosa o árbitro assistente daquele lado, e não só, esquecendo-se que aquelas manifestações de falta de civismo ficam com quem as pratica.
Nesta jornada ficou quase tudo decidido: na primeira divisão o Valinha é o campeão, o Infias é segundo, o Abação tem garantido o acesso às provas Inter-concelhos, por definir os três Clubes que se juntarão a estas três equipas para disputar as provas da FFPN. Na questão da despromoção, o S. Faustino e Serzedo já estão despromovidos, o terceiro será o Infantas ou o Calvos.

Na Segunda Divisão, o Polvoreira é o campeão e por inerência promovido á Primeira Divisão. Do trio, Atães (38), U. Cano (36) e Atouguia (36), sairão os outros dois que ascenderão ao primeiro escalão do futebol popular.  


 .RESULTADOS

1ª Divisão-21ª Jornada
Montesinhos x Pinheiro, 1-1
S. Faustino x Santiago, 4-6
Abação Tagilde, 1-4
Serzedo x Valinha, 3-4
Infantas x Infias, 1-2
Calvos x Matamá, 2-0

2ª Divisão-21ª Jornada
Nespereira x Gémeos, 0-0
Polvoreira x Atães, 3-1
Atlético x Atouguia, 1-5
Aldão x Barquinha, 1-1
F. Airão x U. Cano, 1-3
Folgou: Castelões
  
Classificações
1ª Divisão-21ª Jornada
1 Valinha                   52                  
2 Infias                       45
3 Abação                  36
4 Tagilde                   35
5 Montesinhos         32
6 Santiago                32
7 Matamá                 25
8 Pinheiro                 23
9 Calvos                    20
10 Infantas                18
11 Serzedo               16
12 S. Faustino          14

 2ª Divisão-21ª Jornada
1 Polvoreira               49
2 Atães                      38
3 U. Cano                  36
4 Atouguia                 36
5 Barquinha              27
6 Gémeos                 24
7 F. Airão                   20
8 Atlético                    18
9 Aldão                      17
10 Nespereira           14
11 Castelões            8

 Próximos Jogos-08-06
1ª Divisão-22ª Jornada
Santiago x Montesinhos
Tagilde x S. Faustino
Valinha x Abação
Infias x Serzedo
Matamá x Infantas
Pinheiro x Calvos


2ª Divisão-22ª Jornada
 Gémeos x Castelões
Atães x Nespereira
Atouguia x Polvoreira
Barquinha x Atlético
U. Cano x Aldão
Folga: F. Airão






Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: