quinta-feira, 13 de junho de 2013

RONDA DA LAPINHA

clique na imagem para ampliar
A procissão remonta ao século XVII

A tradicional Ronda da Lapinha vai realizar-se pelo 401.º ano consecutivo. Numa só tarde, os fiéis vão fazer 21 quilómetros a pé, numa longa caminhada entre a freguesia de Calvos e o centro da cidade de Guimarães
 Os fiéis de Guimarães e Vizela vão viver no próximo domingo, 16 de junho, uma das suas celebrações de fé mais significativas: a Ronda da Lapinha. A procissão terá início na freguesia de Calvos, pelas 13h00, depois da missa campal, e dirigir-se-á até à Igreja da Oliveira, no centro de Guimarães. «A grande novidade do programa para este ano é a integração da imagem da Senhora da Lapa, de Sernancelhe», informa o Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social de Braga, em comunicado.

Durante o percurso, a imagem da Senhora da Lapinha é levada da localidade de Calvos até Guimarães, regressando depois ao ponto de origem. A iniciativa, que este ano vai decorrer pelo 401.º ano consecutivo, arrasta anualmente milhares de pessoas que, juntas, percorrem 21 quilómetros.

Esta tradição, que ocorre no terceiro domingo de junho, remonta ao século XVII, quando os agricultores pegaram na imagem da Senhora da Lapinha e a levaram até à igreja de Nossa Senhora da Oliveira, no centro de Guimarães, numa tentativa de deter uma praga de gafanhotos que comprometia as colheitas. Quando os lavradores regressaram a casa constataram que o mal tinha terminado, tendo prometido repetir a procissão todos os anos.

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: