sábado, 29 de junho de 2013

DESPORTO PARA TODOS NA CIDADE DESPORTIVA DE GUIMARÃES















No âmbito da 2013 Cidade Europeia do Desporto, correu esta tarde na  Pista de Atletismo da Cidade Desportiva, uma jornada de "desporto para todos" com a participação de muitas freguesias do concelho.

COMEÇA HOJE A VOLTA A FRANÇA EM CILCLISMO



 Centenário de Volta a França em direto na RTP
 Volta a França celebra 100.ª edição Fotografia © Stephane Mahe/Reuters
É já este sábado que a estação pública portuguesa começa a emitir a 100.ª edição da emblemática prova de ciclismo, uma das mais populares da Europa.

Em ano de celebrar um "número redondo", a Volta a França vai ser transmitida pela RTP2, em direto e diariamente a partir das 13h30, a começar já este sábado, até 21 de julho.
Com comentários de João Pedro Mendonça e Marco Chagas, a competição de bicicleta vai quebrar a tradição nesta celebração do 100.º aniversário da prova. A etapa final será realizada ao pôr-do-sol e os ciclistas irão competir sob as luzes dos Champs-Élysées.
"É sempre especialmente motivador dar voz à Volta a França", confessa João Pedro Mendonça, que vai ser dar voz à competição, acrescentando: "Ainda mais numa edição que tem tudo para ser mesmo memorável: à centésima, onde a todas as viagens habituais do Tour, pelas paisagens de França, pelo teste diário ao limite da capacidade humana, se junta o regresso ao passado da prova, em imagens e testemunhos".
Para além da RTP2, também o canal de informação da estação irá emitir diariamente às 20h00, um resumo de meia hora, com os destaques do dia.

História do Tour
O Tour de France (em português Volta da França ou Volta à França) ou simplesmente Tour, é uma competição ciclística por etapas disputada anualmente no mês de Julho. O percurso é composto por mais de 3000 km de estradas irregulares e montanhosas que, de uma certa maneira, representam uma volta na França.
O Tour de France é o mais prestigiado dos três Grand Tours do calendário ciclístico na Europa; os outros são o Giro d'Italia (Giro) e a Vuelta a España (Vuelta).
Também conhecido como la Grande Boucle ("o grande laço"), o Tour foi criado em 1903 por Henri Desgrange, fundador do jornal L'Auto (antepassado do diário esportivo francês L'Équipe), baseado em uma idéia do jornalista Géo Lefèvre (1877-1961). O objetivo, na época, era o de fazer concorrência às corridas Paris-Brest-Paris (patrocinada por Le Petit Journal) e Bordeaux-Paris (patrocinada por Le Vélo).
O Tour tem sido disputado anualmente desde 1903, mas foi interrompido durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
Cerca de sessenta ciclistas participaram no primeiro Tour de France e apenas 21 deles conseguiram chegar ao seu final.
 A prova teve início às 15:16 do dia 1 de Julho de 1903 em frente ao café Reveil Matin em Montgeron, na periferia parisiense e era composta por 6 etapas ligando Paris, Lyon, Marselha, Toulouse, Bordéus (Bordeaux) e Nantes. Maurice Garin foi o vencedor deste primeiro Tour de France, que terminou em 19 de julho.
No começo, o Tour era uma corrida de enduro quase contínuo. Os corredores dormiam na beira da estrada e não eram autorizados a receber assistência alguma, mas vários participantes da segunda edição foram excluídos por terem apanhado um trem em parte do percurso. Hoje em dia, o Tour é uma corrida por etapas, isto é, é dividido em etapas diárias. Há veículos de serviço (motocicletas e carros) que fornecem informações, alimento, água, acesso a mecánicos ou até assistência médica. Alguns veículos são "neutros" a todos os corredores pois pertencem à organização, outros são próprios de cada equipa.
A maior parte das etapas são disputadas na França, mas é muito comum algumas etapas serem disputadas em países adjacentes à França, como Itália, Espanha, Suíça, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha, e até mesmo em países não adjacentes, como Irlanda, Inglaterra e Países Baixos. As três semanas geralmente incluem dois dias de repouso, que são algumas vezes aproveitados para transportar os corredores quando o final de uma etapa é muito distante do início da etapa seguinte.
Nos últimos anos, a primeira etapa tem sido precedida decurta de contra-relógio individual (1 a 15 km), chamada Prólogo ("Le Prologue"). O final tradicional é em Paris, nos Champs-Élysées. Entre essas duas etapas, são disputadas várias outras, incluindo etapas de montanha, contra o relógio individual e por equipas. As etapas restantes são disputadas em terreno relativamente plano. Com a variedade de etapas, os sprinters podem ganhar algumas etapas, mas o vencedor geral final é quase sempre um especialista em etapas de montanhas e contra-relógio.
A montanha
Perfil da subida do Alpe d’Huez.
Muitos lugares, e especialmente montanhas, estão frequentemente presentes no percurso geral do Tour (em praticamente todas as edições), e ganharam relativa fama por isso. As montanhas mais conhecidas são as de "categoria especial", com picos cuja dificuldade de ascensão está para além de uma categorização normal, e incluem o Passo do tourmalet  (Pireneus, 2114 m), Monte Ventoux (Provence, 1909 m), Passo do Galibier (Alpes, 2645 m), o Hautacam (Pireneus, 1800 m) e o Alpe d'Huez, nos Alpes, com as suas famosas 21 curvas, culminando a 1850 m.
De maneira geral, as etapas de montanha, juntamente com as etapas de contra-relógio, decidem o vencedor do Tour de France, já que a diferença de tempo entre os ciclistas costuma ser muito maior nestas que nas etapas em plano.


A morte estúpida de Joaquim Agostinho, o melhor ciclista português de todos os tempos.
Em 30 de Abril de 1984, faz hoje 25 anos, um cão numa estrada algarvia e uma série de obstáculos na prestação de cuidados de saúde imediatos – que representaram o retrato de um País atrasado e desorganizado –, mataram Joaquim Agostinho, o melhor ciclista português de todos os tempos. O atleta – que personificava como poucos o esforço, a dedicação, a devoção e da glória do Sporting – tinha 41 anos e vestia a camisola amarelo na Volta ao Algarve. Agostinho era o líder de uma equipa de ciclismo do Sporting que o presidente João Rocha relançara nas estradas portuguesas. E terminava a carreira no clube onde começou, depois de anos a brilhar na Volta a França.

A morte de Joaquim Agostinho foi para mim um enorme murro no estômago. Senti a morte do grande ciclista do Sporting, como se ele fosse um familiar mais próximo. Uma tristeza enorme, durante dias de ansiedade em que o homem estava ligado a uma máquina no Hospital da CUF, de quem acompanhara dia a dia, pelos flashes noticiosos da rádio ou no "tempo de desporto" do Telejornal da RTP (as únicas fontes de informação da época, antes dos jornais do dia seguinte), a sua enorme carreira na Volta à França - onde, mesmo em equipas pequenas, conseguiu excelentes resultados e foi um exemplo de espírito de camaradagem e profissionalismo, ao abdicar da sua vocação para chefe-de-fila em favor do colega de equipa que o treinador designasse. Pouco tempo depois, o Sporting voltou a deixar as bicicletas. Elas que foram decisivas na divulgação da marca leonina em todo o País, em particular no interior. Na verdade, o ciclismo leonino já tinha morrido no ano em que recomeçou, precisamente com a morte de Joaquim Agostinho. Com uma morte tão estúpida, já nada fazia sentido.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

INICIATIVAS DOS CLUBES


clique nas imagens para ampliar


 TORNEIO FUTEBOL 6 G.D.S.FAUSTINO-29-06
 SÉRIE A - 3ª JORNADA
15h15-S.B x POLVICAR
17h15-IDOLOS x CARA LINDA
SÉRIE B – 5ª JORNADA

16H15-REST. TREVO X CONQUISTADORES


quinta-feira, 27 de junho de 2013

CONVÍVIO DOS AMIGOS DO FUTEBOL POPULAR

clique nas imagens para ampliar






                                    
                               
                                      

Nesta quarta-feira os “AMIGOS DO FUTEBOL POPULAR”, reuniram-se mais uma vez num jantar/convívio, organizado pelo “Toninho” (conhecido pelo Toninho do Vitória, devido á sua ligação de décadas ao emblema vitoriano). O local escolhido para o evento foi o “Restaurante Ribeiro” em Guimarães, também ele próximo do Complexo Desportivo do Vitória.   

 O próximo convívio, agendado para 31 de Julho, está cargo do Rui Lucas (Penafiel), que oportunamente indicará o local eleito para o efeito. 

terça-feira, 25 de junho de 2013

VITÓRIA

clique na imagem para amplificar
Assembleia Geral do Vitória no próximo sábado

 ORDEM DE TRABALHOS
1 - LEITURA E APROVAÇÃO DAS ACTAS DAS ASSEMBLEIAS GERAIS REALIZADAS NOS DIAS 17 E 18 DE NOVEMBRO DE 2012;

2 – RATIFICAÇÃO DA COOPTAÇÃO DO Vice-presidente, PEDRO GUIMARÃES COELHO LIMA, DESIGNADO PELO PRESIDENTE DA DIRECÇÃO;

3 - APRESENTAÇÃO, DISCUSSÃO E VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO ANUAL DO CLUBE PARA O EXERCÍCIO DE 2013/14 E RESPECTIVO PARECER DO CONSELHO FISCAL;

4 – CRIAÇÃO DE UMA QUOTA PARA AS MODALIDADES AMADORAS;

5 – 30 MINUTOS PARA DISCUTIR ASSUNTOS DE INTERESSE DO CLUBE,

O PRESIDENTE DA MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
JOSÉ ISIDRO PUGA LOBO


NOTAS

1º - Nos termos do número 2 do artigo 29º dos Estatutos do Vitória Sport Clube, verificando-se a falta da maioria do número de sócios efectivos, a Assembleia iniciar-se-á 1 hora depois da indicada na convocatória com qualquer número de sócios.

2º - Os documentos relativos aos pontos n.º 1 e 3 da Ordem de Trabalhos estão ao dispor dos senhores associados para consulta, a partir do dia 21 de Junho de 2013, durante as horas de expediente nos serviços de contabilidade do clube situados no Complexo Desportivo e disponíveis no site www.vitoriasc.pt.

3º - Ao abrigo do disposto no artigo 26º dos Estatutos do Vitoria Sport Clube, apenas poderão participar na Assembleia Geral, os sócios efectivos, conforme definidos no artigo 13º, n.º 2 dos Estatutos, no pleno gozo dos seus direitos sociais, obrigatoriamente munidos do cartão identificativo de associado e portadores da quota n.º 6/2013.




segunda-feira, 24 de junho de 2013

GALA DE ENCERRAMENTO DO FUTEBOL POPULAR





























GALA DE ENCERRAMNETO E ENTREGA DOS TROFEUS REFERENTES A ÉPOCA 2012/13.   
Com a realização da última prova do calendário futebolístico da AFPG, os responsáveis desta agremiação desportiva resolveram, também neste dia, organizar a Gala de Encerramento da temporada e a respectiva entrega de prémios referente à época finda, a todos os Clubes sem excepção, lembranças a todos os convidados e á Comunicação Social presente no evento.
Marcaram a sua presença para além dos directores da Associação, representantes dos Clubes filiados, os delegados técnicos que acompanham os jogos, representantes das Associações que fazem parte da Federação de Futebol Popular do Norte e ainda outros convidados.  

Paulo Pacheco representou a CM Guimarães
No uso da palavra, o Edil referiu que é sempre gratificante representar a Câmara nos eventos de índole popular e disse ser um grande admirador do futebol popular e daqueles que o tornam possível.
Referiu ainda que o município gostaria de ajudar mais em termos monetários, mas está limitada devido aos cortes orçamentais e os fundos que vêem do Orçamento do Estado são destinados à formação desportiva, nas diversas áreas.

Arlindo Costa, presidente da AFPG, usou da palavra para agradecer a presença dos convidados e referiu que a temporada que agora terminou correu dentro da normalidade sem grandes sobressaltos e agradeceu a todos, que de uma maneira ou outra, estiveram ligados as competições, que também eles são responsáveis por este sucesso. 

Foram entregues troféus aos “mais” e de presença a todos os Clubes que participaram nas provas.



1ª Divisão
1º Valinha (Campeão)
2º Infias
3º Tagilde
 Melhor ataque, Valinha 60 golos M
Melhor defesa, Valinha e Infias 18 golos S
Taça Disciplina, S. Faustino
Melhor jogador, João Paulo (Valinha)
Melhor marcador, Diogo Fernandes (Infias)
Melhor treinador, Francisco Gomes (Montesinhos)
Melhor dirigente, António Almeida (Tagilde)

2º Divisão
1º Polvoreira (campeão)
2º Atães
3º U. Cano

Melhor ataque, Atouguia 54 golos M
 Melhor defesa, U. Cano 12 golos S
Taça Disciplina, Castelões
Melhor Jogador, Fernando Martins (Atães)
Melhor marcador, João Fernandes (Polvoreira)
Melhor treinador, Rui Ribeiro (Polvoreira)
Melhor dirigente, Armindo lobo (U. Cano)




Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: