quarta-feira, 4 de setembro de 2013

120ª GRANDE PEREGRINAÇÃO AO SANTUARIO DA PENHA

clique nas imagens para ampliar


O papa Francisco concedeu uma bênção e uma indulgência plenária à 120.ª Grande Peregrinação à Nossa Senhora da Penha, em Guimarães, domingo, 8 de setembro, o que representa um "marco histórico e de fé" na festividade.

Segundo o presidente da Irmandade da Penha, Roriz Mendes, a distinção papal é como uma "medalha de ouro" olímpica.
Apresentada hoje pela Irmandade da Penha, a peregrinação de 2013 marca também o "fim de um ciclo" de requalificação dos edifícios religiosos e da zona envolvente ao Santuário da Penha, aonde o cardeal vimaranense Monteiro de Castro presidirá a uma missa campal.
"Esta peregrinação não foi ignorada pelo papa Francisco que concedeu uma indulgência plenária e uma bênção papal. É a terceira concedida na história da peregrinação", esclareceu o responsável.
As outras duas bênçãos papais foram dadas por Pio IX e Pio X, "ainda antes das aparições de Nossa Senhora de Fátima".
Esta distinção, qualificou Roriz Mendes, "é como uma medalha de ouro ganha por um atleta nos Jogos Olímpicos", pelo que a peregrinação de 08 de setembro "representa um marco histórico e de fé".
O "gesto" do papa Francisco é ainda marcado por uma "inovação" em relação às demais indulgências plenárias.
"A indulgência é estendida a quem assista à missa pela televisão ou via rádio, além das outras condições que o documento específica", apontou o responsável.
Mas, disse, a 120.ª peregrinação "assinala ainda um outro momento" na história do santuário.
"É também o fim de um ciclo de requalificação dos edifícios religiosos e das zonas envolventes. Houve um reforço de segurança, iluminação, alterações no altar-mor e nos laterais. Não inventámos nada, fomos aos arquivos fotográficos e o que fizemos foi repor ao máximo o altar principal", explanou.
Esta "parte final" das obras teve um custo de "cerca de 30 mil euros", uma parte de um total de "nunca menos de 300 mil euros" em trabalhos de recuperação e melhoramento do local de culto, iniciados em 2007.
Além das obras, a peregrinação de 2013 inicia uma "nova fase" na imagem e comunicação da Irmandade da Penha, "com a criação de um novo estandarte, uma nova imagem e da informatização dos serviços".
A 120.ª Grande Peregrinação começa às 08:00 do dia 08, com a concentração na Igreja de Santos Passos, seguindo-se a missa dominical e as confissões. Às 11:00, é celebrada a missa campal, a cargo do cardeal Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor da Santa Sé.
Da parte da tarde, há um espetáculo musical, "uma das novidades deste ano" e as festividades terminam com uma missa no Santuário da Penha às 18:00.
"Esperamos que esta seja uma peregrinação com muita gente e que a cidade também adira e engalane as varandas e janelas por onde vai passar o cortejo", apelou Roriz Mendes.

O padre Mário, conhecido como "Padre da Lixa" e um dos maiores críticos da igreja católica, diz ao JN que «esta medida do Papa, visa arrastar mais dinheiro para os Santuários que mantêm o vaticano. Acrescenta que deposita grandes expetativas neste Sumo Pontífice, mas que esta medida é de séculos passados e não de agora

terça-feira, 3 de setembro de 2013

MOREIRENSE

clique na imagem para ampliar

3 reforços no último dia
Fréderic Mendy – Cedência temporária pelo Estoril
José Carlos Coentrão Marafona – Transferência nacional – Moreirense F. C. Futebol SAD
 Florent Olivier Sylvain Hanin – Cedência temporária - Moreirense F. C. Futebol SAD (cedido pelo Braga)

 O lateral-esquerdo Florent vai representar o Moreirense no que resta da temporada. Os dois clubes acertaram esta noite a cedência do francês, que já na época anterior fora emprestado à turma de Moreira de Cónegos.

VITÓRIA

clique na imagem para ampliar
Tiago Rodrigues regressou mas não veio só

 O último dia do mercado de transferências foi agitado na cidade-berço.

O Vitória garantiu quatro reforços, sendo que dois chegam na condição de empréstimo. Tiago Rodrigues e Abdoulaye juntaram-se, esta tarde, ao grupo de trabalho, com o qual irão disputar a Liga Europa.  

NOTICIAS DO FUTEBOL POPULAR

clique nas imagens para ampliar




DIVULGAÇÃO EQUIPA TÉCNICA
Informa-se a todos os jogadores, sócios e simpatizantes do Clube Desportivo de Abação que o treinador e treinador adjunto para época 2013/2014 serão respectivamente Romeu Araújo e Rui Gonçalves.

Desde já, a direcção deseja as maiores felicidades e votos de um excelente trabalho.

CONVOCATÓRIA - PRÉ-ÉPOCA 2013/2014
Convoca-se todos os jogadores (seniores, juniores e juvenis) do Clube Desportivo de Abação, para a pré-época 2013/2014, que irá iniciar-se no dia 05 de Setembro.
Todos os jogadores devem comparecer, com equipamento, no campo de jogos de Abação às 20:00h.
  (João Sérgio da Costa Leite)



Uma vez mais lembramos a todos os antigos e novos atletas e aqueles que queiram se juntar a nós, que iniciamos os treinos de Seniores e Juniores, esta Terça-feira, dia 03/09, pelas 20h00, nesse dia será também apresentada a nova equipa técnica.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

VITÓRIA

clique na imagem para ampliar

Nii Plange é reforço vitoriano
Nii Plange é o mais recente reforço do Vitória para as duas próximas temporadas. Nascido no Gana, o avançado de 24 anos representou o Sporting na última temporada. Assumiu a nacionalidade do Burquina Faso, selecção que já representou, sendo orientado pelo português Paulo Duarte.

Agenda
Juniores
Quarta 17h-Oliveirense x Vitória

 Iniciados
 Sábado 16h-Bragança x Vitória

 Juvenis
 Domingo 11h- Vitória x Famalicão

Equipa B
Domingo 17h-Vitória x Joane


Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: