sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

FEIRA DOS CAPÕES EM FREAMUNDE

clique para ampliar


Tradição que se perde no tempo, realiza-se no dia 13 de Dezembro de cada ano, a popular Feira dos Capões de Freamunde, em Paços de Ferreira (a cerca de trinta quilómetros do Porto), data também dedicada a Santa Luzia, que se venera nesse mesmo dia, na sua Capelinha de Santo António, situada no terreiro da feira.

2 Dias | Uma tradição de sentidos e sabores... Capão à Freamunde
 A origem do Capão remonta aos tempos romanos. Diz-se que na Roma antiga, o cônsul Caio Cânio, restringido nas suas horas de sono pelo alvorecer sonoro dos galos, teria conseguido fazer aprovar uma lei no senado que proibia a existência dos galináceos no perímetro urbano da cidade.
 Privados do prazer da sua carne, os súbditos logo inventariam uma forma engenhosa de contornar a disposição legal, capando os galos. Surgia assim o Capão, o sápido eunuco que, na sua nobreza e requinte, se tornou comparável ao faisão, à perdiz e à galinhola.


Freamunde é uma freguesia portuguesa do concelho de Paços de Ferreira, com 4,68 km² de área e 7 789 habitantes (2011). Densidade: 1 664,3 hab/km².
Freamunde é um nome milenário, genitivo de “Fredemundus”, de origem germânica. Raiz para a paz "Frea" (de FRIJUS) e associação para proteção (de MONDE) aglutinar-se-iam para formar Freamunde. O topónimo "Freamunde" , passou a denominar este recanto, a "terra de paz e proteção" ou "apoio na paz", a paz necessária aos Suevos que por cá se fixaram, por volta, de 410, vindos da Germânia aquando das invasões bárbaras. Freamunde é uma cidade conhecida a nível nacional pela “Feira dos Capões”, mas também pela Grandiosas Festas Sebastianas e pelo “Grupo Teatral” que recebeu vários prémios a nível nacional e representou Portugal no estrangeiro. É uma terra rica em patrimónios e salienta-se em manifestações populares, feiras, teatro, columbófila, pesca, música, futebol, rancho e caça.
A famosa feira dos Capões realiza-se todos os anos, no dia 13 de Dezembro, para além da feira quinzenal, sempre aos dias 13 e 27 de cada mês.
  

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: