quinta-feira, 24 de abril de 2014

O 25 DE ABRIL DE 1974

clique para ampliar


História do 25 de Abril de 1974

Os militares golpistas, auto denominado Movimento das Forças Armadas – MFA – são comandados, secretamente, a partir do Quartel da Pontinha, em Lisboa, por Otelo Saraiva de Carvalho, um dos principais impulsionadores da ação.
A par das movimentações em Lisboa no 25 de Abril de 1974, também no Porto os militares tomam posições. São ocupados o Quartel-General da Região Militar do Porto, o Aeroporto de Pedras Rubras e as instalações da RTP na cidade invicta.

Aos homens da Escola Prática de Cavalaria de Santarém, comandados por Salgueiro Maia, coube o papel mais importante: a ocupação do Terreiro do Paço e dos ministérios ali instalados. A coluna de blindados vindos da cidade ribatejana chega a Lisboa ainda o dia não tinha despontado, ocupa posições frente ao Tejo e controla, sem problemas aquela importante zona da capital.

Mais tarde Salgueiro Maia desloca parte das suas tropas para o Quartel do Carmo onde está o chefe do governo, Marcelo Caetano, que acaba por se render no final do dia com apenas uma exigência: entregar as responsabilidades de governação ao General António Spínola, oficial que não pertencia ao MFA, para que “o poder não caía nas ruas”. O Presidente do Conselho, que anos antes tinha sucedido a Salazar no poder, é transportado para a Madeira e daí enviado para o exílio no Brasil.

Ao longo do dia 25 de Abril de 1974, os revoltosos foram tomando outros objectivos militares e civis e, pese embora tenham existido algumas situações tensas entre as forças fiéis ao regime e as tropas que desencadearam o golpe, a verdade é que não houve notícia de qualquer confronto armado nas ruas de Lisboa.

25 de Abril de 1974
O único derramamento de sangue teve lugar à porta das instalações da PIDE (Polícia de Investigação e Defesa do Estado) onde um grupo de cidadãos se manifestava contra os abusos daquela organização e alguns dos agentes que se encontravam no interior abriram fogo, atingindo mortalmente 4 populares. Podemos concluir que o 25 de Abril de 1974 foi um golpe relativamente pacifica.

Por detrás dos acontecimentos do 25 de Abril de 1974 estão mais de 40 anos de um regime autoritário, que governava em ditadura e fazia uso de todos os meios ao seu alcance para reprimir as tentativas de transição para um estado de direito democrático.

A censura, a PIDE e a Legião e a Mocidade Portuguesas são alguns exemplos do que os cidadãos tinham de enfrentar no seu dia-a-dia. Por outro lado, a pobreza, a fome e a falta de oportunidades para um futuro melhor, frutos do isolamento a que o país estava votado há décadas, provocaram um fluxo de emigração que agravava, cada vez mais, as fracas condições da economia nacional.

Mas a gota de água que terá despoletado a ação revolucionária dos militares que, durante tantos anos tinham apoiado e ajudado a manter o regime, foi a guerra colonial em África. Com 3 frentes abertas em outros tantos países, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, os militares portugueses, passada mais de uma década, começavam a olhar para o conflito como uma causa perdida.

Internacionalmente o país era pressionado para acabar com a guerra e permitir a autodeterminação das populações das colónias. A falta de armas nas forças portuguesas era proporcional ao aumento de meios dos movimentos independentistas. Os soldados portugueses morriam às centenas a milhares de quilómetros de casa.

Todos estes factores contribuíram para um descontentamento crescente entre as forças armadas, sobretudo entre os oficiais de patentes inferiores, o que levou à organização e concretização de um golpe militar contra o regime do Estado Novo.

25 de Abril de 1974 ficará, para sempre, na história como o dia em que Portugal deu os seus primeiros passos em direção à democracia. O 25 de Abril de 1974 ficou para sempre marcado na História de Portugal.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

AGENDA DESPORTIVA

clique para ampliar

Futebol Popular
Jogo em atraso
Valinha x Calvos

2ª Divisão-24ª Jornada
Castelões x Barquinha
Infantas x Atouguia (Dom. 10h)
S. Faustino x F. Airão
Atlético x Cristóvão
Folga: Gémeos

Jogos Interconcelhos
½ Finais-1ª mão

Taça Federação
Infias-Guimarães x Juv. Outeiros-Espinho (15h30 em Montesinhos)
Amorim-P. Varzim x Argivai-P. Varzim

Taça dos Campeões
Macieira-V. Conde x Averomar-P. Varzim
Aguçadoura-P. Varzim x S. Mamede-St. Tirso

Vitória
Juvenis
 Sab. 11h-Vitória x Benfica

Juniores
Sab. 16h-Porto x Vitória

Basquetebol   
Sab. 16h-Ovarense x Vitória



 Liga 2   
 Sab. 16h-Benfica B x Farense
Dom. 16h-Portimonense x Ac. Viseu
            Stª Clara x Moreirense
            Trofense x Oliveirense
            Atlético x Feirense
            Aves x Covilhã
            Leixões x Tondela
            Beira-Mar x U. Madeira
            Penafiel x Chaves
            Sporting B x Porto B
            Braga B x Marítimo B
   
             


            Camp. Sénior 2ª fase de subida
Dom.16h-Vitória x Vizela
            S. João Ver x Cesarense
            Limianos x Boavista
            Freamunde x Bragança

Futebol Distrital
  Pró Nacional
 Sab. 16h-Arões x Merelinense
            Esposende x Dumiense
            Vieira x Pevidém
            Travassós x Stª Eulália
            Serzedelo x Torcatense
            Marinhas x Mª Fonte
            Porto D’Ave x Taipas
            Celeirós x Celoricense
            Ronfe x Brito
           
Honra
Sab. 16h-Stº Adrião x Campelos      
            Amares x Silvares
            19h-A. Urgeses x Pica
Dom. 16h-Delães x Emilianos

1ª Divisão
Dom. 16h-Ponte x Cavez
            S. Paio x Ases Stª Eufémia
            Airão x Arcos Baúlhe
            

FESTA DA SENHORA DA LUZ EM CREIXOMIL-GUIMRÃES

clique apara ampliar 

Capela da Senhora da Luz
   A Capela da Nossa Senhora da Luz é uma ermida em Creixomil, cuja data de construção é incerta, porém estima-se que ocorrido em fins do século XVI, e segundo a tradição local diz-se que foi mandada construir por D. Afonso Henriques pela graça de luz na Batalha de S. Mamede.


A fachada abre-se num gracioso alpendre onde está colocado um púlpito de pedra, mandado executar em 1677 por testamento de João da Silva de Freitas.
Em 1770 foi mandada demolir devido ao seu estado de ruína, mas, a pedido dos paroquianos, a ordem foi revogada e o templo permaneceu até aos nossos dias.
Segundo o Abade de Tagilde a capela serviu de covil de ladrões.

São 8 os cruzeiros em pedra que ainda hoje fazem parte do Monte da Sra. da Luz. Para o local se tornar mais aprazível foi em 1998 revitalizado todo o Monte para melhor acolher todos os forasteiros que visitam esta freguesia especialmente no fim de semana depois da Páscoa, nas festas em honra de Nª Sª da Luz que são o cartaz de visita de Creixomil.

Nossa Senhora da Luz.
 Nossa Senhora da Luz (também chamada de Nossa Senhora das Candeias, ou Nossa Senhora da Candelária, ou Nossa Senhora da Apresentação ou Nossa Senhora da Purificação) é um título mariano pelos quais a Igreja Católica venera a Santíssima Virgem Maria. Sob essas designações, é particularmente cultuada em Portugal e Brasil apesar de o surgimento do culto ter sido nas Ilhas Canárias, na Espanha.1
A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento de Cristo (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro). De acordo com a lei mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar o Templo de Jerusalém até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e, assim, purificar-se. Desta forma, São José e a Santíssima Virgem Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever. Este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, ter-lhes-ia proferido a Profecia de Simeão: «Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios e glória de Israel, vosso povo» (Lucas 2:29-33).

Com base na festa da apresentação de Jesus/purificação da Virgem, nasceu a festa de Nossa Senhora da Purificação; do cântico de São Simeão (conhecido pelas suas primeiras palavras em latim: o Nunc dimittis), que promete que Jesus será a luz que irá aclarar os gentios, nasce o culto em torno de Nossa Senhora da Luz/das Candeias/da Candelária, cujas festas eram, geralmente, celebradas com uma procissão de velas, a relembrar o facto.

 Nossa Senhora da Candelária (Ilhas Canárias)

A Virgem da Candelária ou Luz teria, segundo a lenda, aparecido numa praia na ilha de Tenerife, nas Ilhas Canárias, em Espanha, em 1400. Os nativos guanches da ilha teriam ficado com medo e tentado atacá-la, mas as suas mãos teriam ficado paralisadas. A imagem teria sido guardada numa caverna, onde, séculos mais tarde, foi construído o Templo e Basílica Real da Candelária (em Candelária). Mais tarde, a devoção se espalhou pela América.

É santa padroeira das Ilhas Canárias, sob o nome de Nossa Senhora da Candelária.

 Nossa Senhora da Luz era tradicionalmente invocada pelos cegos (como afirma o padre António Vieira no seu "Sermão do Nascimento da Mãe de Deus": "Perguntai aos cegos para que nasce esta celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Luz [...]"), e tornou-se particularmente cultuada em Portugal a partir do início do século XV; segundo a tradição, deve-se a um português, Pedro Martins, muito devoto de Nossa Senhora, que teria descoberto uma imagem da Mãe de Deus por entre uma estranha luz, no sítio de Carnide, no termo de Lisboa. Aí, se fundou, de imediato, um convento e igreja a ela dedicada, que conheceu grande incremento devido à ação mecenática da infanta dona Maria, filha de dom Manuel e a sua terceira esposa, dona Leonor de Áustria.


segunda-feira, 21 de abril de 2014

RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA



 Futebol Popular

1ª Divisão-19ª Jornada
Abação x Atães, 3-0
Valinha x Calvos (ad)
Polvoreira x Tagilde, 1-3
Matamá x Santiago, 1-2
Pinheiro x Montesinhos, 2-2
U. Cano x Infias, 2-2


2ª Divisão-23ª Jornada
S. Cristóvão x Castelões, 3-1
Barquinha x Gémeos, 2-2
F. Airão x Atlético, 2-0
Atouguia x S. Faustino, 4-1
Folgou: Infantas


Vitória
 Quinta 20h-Vitória x Arouca, 2-3
 Sab. 16h-Bragança x Vitória, 1-2
Basquetebol   
Vitória x Oliveirense, 89-84

1ª Liga
Quinta 20h-Vitória x Arouca, 2-3
 Sab. 16h-Marítimo x Académico, 3-1
            P. Ferreira x Nacional, 0-5
            17h-Gil Vicente x Estoril, 0-0
            19h15-Belenenses x Sporting, 0-1
Dom.18h-Benfica x Olhanense, 2-0
Seg.18h-Setúbal x Braga,1-1
            20h-Porto x Rio x Aves, 3-0
   

 Liga 2   
Sab. 11h15-Tondela x Stª Clara, 2-1
            11h15-Covilhã x Penafiel, 0-0
            16h-U. Madeira x Portimonense, 3-0
            Feirense x Trofense, 0-0
            Chaves x Aves, 2-1
            Farense x Atlético, 1-1
            Moreirense x Braga B, 1-0
            Porto B x Benfica B, 4-1
            Oliveirense x Beira-Mar, 2-0
            Ac. Viseu x Leixões, 2-0                   
Quart.  Marítimo B x Sporting B
             


            Camp. Sénior 2ª fase de subida
Sab.16h-Bragança x Vitória, 1-1
            Vizela x S. João Ver, 1-1
            Cesarense x Limianos, 0-2
            Boavista x Freamunde, 1-2

 Futebol Distrital
  Pró Nacional
Jogo em atraso
Sab.16h-Travassós x Vieira, 1-1 

  Taça AF Braga
            18h-Ronfe x Torcatense, 0-4
            Amares x Merelinense, 0-1
A.      Graça – Brito, 2-3



Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: