quinta-feira, 3 de julho de 2014

VITÓRIA

clique para ampliar
Três reforços no arranque da temporada 2014-15

 João Afonso (24 anos, defesa, ex-Benfica e Castelo Branco, Adama Traoré (defesa esquerdo, 24 anos-Costa do Marfim) e David Caiado (extremo, 27 anos- Luxemburgo)


 Os três jogadores fizeram, esta manhã, os habituais testes médicos e conviveram, pela primeira vez, com o restante grupo de trabalho. No próximo sábado, os novos reforços irão realizar o primeiro treino com a camisola do Vitória.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

JANTARA/CONVÍVIO DO PINHEIRO

O CD Pinheiro organiza, neste sábado (05-07), um jantar convívio no Café Hoste D'Nuno (Armando), uma forma de dar o melhor destino ao dinheiro das multas.

Os jogadores podem fazer-se acompanhar das esposas, namoradas e os filhos.

Na conta será retirado então o valor que se acumulou com as multas e o restante será então dividido pelos presentes.


A organização do evento agradece a confirmação, para isso deve entrar em contacto com qualquer membro da direção.

NOTA: todos os Clubes que organizem eventos, seja de que natureza for, e queiram  divulga-los, podem envia-los  para: antonio35.araujo@gmail.com, que farei chegar ao DESPORTIVO DE GUIMARÃES, para publicação.



UMA PEQUENA RESENHA DA HISTORIA DA AFPG

clique  para ampliar


Terminou a época 2013/14 do futebol popular, que assinala os 25 anos da criação da Associação de Futebol Popular de Guimarães que, por coincidência, ou não, o seu principal mentor, João Salgado, que era na altura presidente do Matamá e continua, recebeu o troféu do melhor presidente 2013/14.
O concelho de Guimarães tem no seu ADN a vocação para o associativismo nas suas mais variadas vertentes, mas é no futebol onde essa apetência é mais vincada. A confirma-lo é o facto de, em quase todas as freguesias, haver um Clube de futebol e, na maioria dos casos, principalmente nas aldeias onde é mais fácil adquirir o terreno, com campo próprio.
Isto para dizer que antes de ser criada a AFPG, já existiam diversos torneios de futebol, organizados pelos Clubes que convidavam as equipas das freguesias vizinhas e os jogos eram sempre disputados no campo do Clube organizador, que quase sempre cozinhava os regulamentos à sua medida e por via disso, também porque não existia uma entidade reguladora, muitas vez terminava em pancadaria.
 Foi então que surgiu um grupo de pessoas de bem, com gosto pelo desporto, que idealizou a criação de um organismo onde quem estivesse disposto a aderir, assumisse as suas responsabilidades e assim terminar com os torneios onde o desportivismo não tinha lugar.
O João Salgado, já nessa altura presidente do Matamá, meteu mãos à obra, foi à casa dos principais Clubes de então, convidou-os para uma reunião na sede do Matamá (11-12-88) onde compareceram oito Clubes: Matamá, Juni, Gémeos, Pinheiro, Cano, Tabuadelo, OS Mesmos e Polvoreira. Nessa reunião foi decidido que, cada Clube nomeava três delegados com poderes para eleger a primeira direção e apresentaram os seguintes elementos: Matamá-João Salgado, José Ribeiro, José Miranda; Juni-António Castro, Lino Oliveira e Rodrigo Sampaio; Gémeos-João Ribeiro, Joaquim Félix e Eugénio Pascoal; Pinheiro-Domingos Bragança (atual presidente da CM), António Salgado e Miguel Faria; Cano-José Lobo, Manuel Freitas e Eduardo Lobo; Tabuadelo-José Manuel Pereira, José Vaz Araújo e José Costa; Polvoreira-Bento Peixoto, António Lopes e João Pires Leite.
Em 16-12-88, numa reunião que não foi de todo pacífica, foi escolhida a denominação do organismo que até hoje tutela o futebol popular vimaranense, Associação de Futebol Popular de Guimarães e a seguir foi eleita a primeira direção que ficou assim constituída:
Presidente-José Manuel da Silva Pereira
Vice-presidente- António Salgado Martins
Secretário-Júlio Oliveira Barroso.
Secretário relator- Miguel Faria

Em 21-02-92 foram entregues no 1º Cartório Notarial de Guimarães os documentos necessários á sua legalização, foi feita a respetiva escritura, que viria a ser publicada na III série do Diário da República a 9-05-92, ficando, a partir daí, com o estatuto de parceiro social com voz ativa.  
A AFP de Espinho, pioneiros do futebol popular organizado e por isso atentos ao que se passa, com especial incidência, ao que a este desporto diz respeito, tendo conhecimento da legalização da Associação vimaranense, não perderam tempo e em 4-05-92, com a conivência da C Municipal, convidou uma representação da AFPG para um colóquio subordinado ao tema, “Maio Mês do Coração” e mais tarde, Espinho, Guimarães e Amarante, criaram o embrião do qual resultaria no aparecimento da FFPN.
No início chegou mesmo a haver jogos entre as seleções dos dois concelhos. A seleção vimaranense deslocava-se a Espinho no dia 25 de abril, data do feriado municipal no concelho e os espinhenses retribuíam, deslocando-se a Guimarães a 24 de junho, feriado municipal vimaranense, dia das comemorações da Batalha de S. Mamede.
O primeiro campeonato, organizado pela AFPG teve início no segundo fim de semana de fevereiro de 1989, contando com a participação de oito equipas: Matamá, Juni, Gémeos, Pinheiro, Cano, Os Mesmos, Tabuadelo e Polvoreira.
O primeiro campeonato foi ganho pelo Polvoreira que venceu também a Supertaça e a 1ª Taça Cidade Berço foi parar á vitrina do Matamá.
 O 3º campeonato foi disputado por 15 equipas e o 3º por 16, este em duas Séries.
Série A: Madre Deus, Café Âncora, Estrelas Vermelhas, Infias, Amorosa, Pinheiro, Polvoreira e Stº Estevão de Briteiros.
Série B: Os Mesmos, Heróis Portugueses, Abação, Matamá, Gémeos, Tabuadelo, Cano e Juni.
Na época 92-93, já com 18 equipas, os campeonatos adquiriram o figurino que perdura até hoje, isto é, começou a ser disputado em duas secções. A 1ª Divisão com 10 equipas: Juni, Polvoreira, Amigos Urgeses, Tabuadelo, Pinheiro, Infias, Cano, Calvos, Abação e S. Paio de Vizela.

2ª Divisão: Ases Stª Eufémia, Heróis Portugueses, Os Mesmos, Pinheiro B, Infantas, Tagilde, Gémeos e Longos.
O campeão da 1ª Divisão foi a Juni, que juntou a Supertaça, e a Taça Cidade Berço foi ganha pelos Amigos Urgeses. 
 O campeão da 2ª Divisão foi os Ases STª Eufémia.
Nesta temporada (92-93), também teve inicio o campeonato de Juniores, com 5 equipas: Pinheiro, Infias, Tabuadelo, Os Mesmos e Polvoreira, que foi conquistado pela formação pinheirense.
O maior feito da história do futebol popular vimaranense, foi protagonizado pelo CD Pinheiro na época 93-94. Venceu o campeonato da 1ª Divisão, a Taça Cidade Berço, a Supertaça e o campeonato de Juniores.
Resumindo: a Associação de Futebol Popular de Guimarães, tem ao longo dos anos, ao contrário das suas congéneres de outros concelhos, aumentado os seus participantes. Começou com 8 equipas, aumentou para 15, 16 e esta época contou com 22, o que significa que os Clubes podem ir descansados para férias porque o organismo que tutelo o futebol popular vimaranense está bem e recomenda-se.
 



Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: