quarta-feira, 11 de novembro de 2015

LENDA DO VERÃO DE S. MARTINHO

clique para ampliar


S. Martinho antes de ser Santo foi soldado do Imperador. Uma vez ia montado no seu cavalo num dia tempestuoso de chuva e vento, muito embrulhado na sua capa de soldado.
 Surgiu-lhe num caminho um pobrezinho de mão estendida muito magra, seminu a tremer de frio e também de fome. O Moço cavaleiro ficou abalado, e depois de dar umas moedas ao pobre desceu do cavalo e com a própria espada cortou a capa que trazia ao meio dando uma parte ao pobre, para ele se cobrir e ficando com a outra metade para si. Passados momentos o temporal amainou, as nuvens foram desaparecendo, transformando-se a tempestade e num dia de sol brilhante, raro na estação do Outono.
 Eis a Lenda do Verão de S. Martinho, Santo que é comemorado no dia 11 de Novembro, geralmente com um serão de família e amigos.
 Diz o ditado. No dia de S. Martinho, prova o teu vinho.
 Costumes — Junta-se a família, convidam-se os amigos e reúnem-se todos à lareira, ao redor de uma boa fogueira. É o tempo da apanhada das castanhas e nesse dia, assa-se uma grande porção num assador próprio, feito já para tal, em latão com buracos no fundo. Põe-se dependurado em cima da fogueira e enquanto assam, uns conversam, outros vão buscar o vinho.
 As castanhas depois de assadas, deitam-se num cesto que se coloca ao centro, para todos lhe chegarem.

 Come-se com fartura, bebe-se bem, juntando-se mais uns petiscos que haja na ocasião.  

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: