quinta-feira, 1 de junho de 2017

CLUBE DE PETANCA DAS TAIPAS

clique para ampliar


O Clube de Petanca das Taipas estava a ser gerido por uma comissão administrativa, mas no dia 27 maio foram realizadas eleições no sentido de terminar com esse hiato diretivo. Concorreram duas listas, saiu vencedora a lista A, encabeçada pelo António da Silva Araújo, e a tomada de posse está agendada para este sábado a partir das 11horas, na Sede da coletividade, com os respetivos cargos assim distribuídos:

Assembleia Geral

Presidente: Manuel José Ribeiro

1º Secretário: Vítor Amaral Marques

2º Secretário: Manuel Esteves Oliveira

 Suplente: Egídio Castro Miranda

 

Direção

António da Silva Araújo

Vice-presidente: Bernardino Fernando Rodrigues

Secretário: Domingos Ribeiro Oliveira

Tesoureiro: Manuel Lúcio Oliveira

Vogal: Avelino Ribeiro Oliveira

1º Suplente: João da Silva Almeida

2º Suplente: José Mendes Gonçalves

 

Conselho Fiscal

Presidente: José Marques Costa

1º Vogal: Raul Marques Costa

2ª Vogal: Agostinho Marques Silva

Suplente: João Marques Costa

 

Os novos responsáveis pelo Clube, convidam todos os taipenses e não só, a comparecerem, não só para assistirem a tomada de posse, mas para se familiarizarem com uma modalidade que não sendo muito divulgada, é praticada em muitos países.

 

A petanca é um jogo de origem francesa, criado no princípio do século XX. O seu nome deriva da expressão “pieds tanqués”, que significa pés juntos. Jogada em todo o sul da Europa, a petanca foi trazida para Portugal na década de 80 pelos emigrantes, e é no Algarve, onde a prática é comum e bastante conhecida, que tem maior aceitação.

Mais do que apenas um jogo, é já considerada um desporto, e existem Federações Nacionais que regulamentam a sua prática. É uma atividade de grupo, que se pratica em equipas de número variável de jogadores – triplas (3x3, com 2 bolas cada um) e duplas (2x2, com 3 bolas cada um) – ou individualmente (1x1, com 3 bolas cada um). O jogo consiste no lançamento de uma série de bolas metálicas, com o objectivo de ficar o mais próximo possível de uma pequena bola de madeira (cochonette), lançada previamente por um jogador.

 

A petanca tem a vantagem de não ser uma atividade muito cara e de se poder praticar em qualquer terreno plano, de preferência arenoso, e por qualquer pessoa. Homens ou mulheres, velhos ou novos, fortes ou fracos, todas as pessoas podem “atirar as bolas”. A petanca não conhece nem sexo, nem idade, nem estatuto social.

 

Desporto simples, exercita, contudo, capacidades mentais e físicas que vão para além das exigidas num passatempo banal. Os praticantes desenvolvem concentração, habilidade, inteligência, paciência, estratégia e resistência muscular.

 

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: