quinta-feira, 1 de junho de 2017

CLUBE DE PETANCA DAS TAIPAS

clique para ampliar


O Clube de Petanca das Taipas estava a ser gerido por uma comissão administrativa, mas no dia 27 maio foram realizadas eleições no sentido de terminar com esse hiato diretivo. Concorreram duas listas, saiu vencedora a lista A, encabeçada pelo António da Silva Araújo, e a tomada de posse está agendada para este sábado a partir das 11horas, na Sede da coletividade, com os respetivos cargos assim distribuídos:

Assembleia Geral

Presidente: Manuel José Ribeiro

1º Secretário: Vítor Amaral Marques

2º Secretário: Manuel Esteves Oliveira

 Suplente: Egídio Castro Miranda

 

Direção

António da Silva Araújo

Vice-presidente: Bernardino Fernando Rodrigues

Secretário: Domingos Ribeiro Oliveira

Tesoureiro: Manuel Lúcio Oliveira

Vogal: Avelino Ribeiro Oliveira

1º Suplente: João da Silva Almeida

2º Suplente: José Mendes Gonçalves

 

Conselho Fiscal

Presidente: José Marques Costa

1º Vogal: Raul Marques Costa

2ª Vogal: Agostinho Marques Silva

Suplente: João Marques Costa

 

Os novos responsáveis pelo Clube, convidam todos os taipenses e não só, a comparecerem, não só para assistirem a tomada de posse, mas para se familiarizarem com uma modalidade que não sendo muito divulgada, é praticada em muitos países.

 

A petanca é um jogo de origem francesa, criado no princípio do século XX. O seu nome deriva da expressão “pieds tanqués”, que significa pés juntos. Jogada em todo o sul da Europa, a petanca foi trazida para Portugal na década de 80 pelos emigrantes, e é no Algarve, onde a prática é comum e bastante conhecida, que tem maior aceitação.

Mais do que apenas um jogo, é já considerada um desporto, e existem Federações Nacionais que regulamentam a sua prática. É uma atividade de grupo, que se pratica em equipas de número variável de jogadores – triplas (3x3, com 2 bolas cada um) e duplas (2x2, com 3 bolas cada um) – ou individualmente (1x1, com 3 bolas cada um). O jogo consiste no lançamento de uma série de bolas metálicas, com o objectivo de ficar o mais próximo possível de uma pequena bola de madeira (cochonette), lançada previamente por um jogador.

 

A petanca tem a vantagem de não ser uma atividade muito cara e de se poder praticar em qualquer terreno plano, de preferência arenoso, e por qualquer pessoa. Homens ou mulheres, velhos ou novos, fortes ou fracos, todas as pessoas podem “atirar as bolas”. A petanca não conhece nem sexo, nem idade, nem estatuto social.

 

Desporto simples, exercita, contudo, capacidades mentais e físicas que vão para além das exigidas num passatempo banal. Os praticantes desenvolvem concentração, habilidade, inteligência, paciência, estratégia e resistência muscular.

 

domingo, 28 de maio de 2017

IMAGENS DA FINAL DA TAÇA CIDADE BERÇO

clique para ampliar










 
 Seis golos que deram brilho a festa do futebol popular
 
Amadeu Portilha, Vereador do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, esteve presente na cerimónia da entrega dos troféus aos dois finalistas, assim como o Arlindo Costa, presidente da AFPG, Agostinho Freitas, presidente da Junta de Freguesia de Polvoreira e Carlos Oliveira, presidente da União Desportiva de Polvoreira entre outros.
 
A realização da Taça Cidade Berço, no fim de cada temporada, foi a forma que a AFPG encontrou para homenagear a Cidade Berço da Nacionalidade e atualmente Património da Humanidade. A sua primeira edição na época 88-89, teve lugar no Estádio Municipal de Guimarães, atual D. Afonso Henriques, tendo como finalistas o Matamá e o Pinheiro, saindo vencedor o conjunto da Montanha da Penha. 
 
Os vencedores do Troféu
Pinheiro (8), Montesinhos (3), Matamá (2), Valinha (2), Infias (2), Nespereira (3), Abação (1), U. Cano (1), Calvos (1), S. Cristóvão (1), Heróis Portugueses (1), Polvoreira (1) e A. Urgeses (1)
Como se pode verificar, o Pinheiro, que terá realizado a sua pior época da sua história, possui um palmarés difícil de igualar.  
 O Abação dominou quase toda a primeira parte, falhou alguns golos, mas o Nespereira com uma segunda parte empolgante, conquistou, com toda a justiça, pela terceira vez, o troféu mais emblemático do futebol popular vimaranense.

O Tostão foi,  por unanimidade, considerado o homem do jogo e  recebeu o respetivo troféu 

 

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: