sábado, 15 de julho de 2017

O FUTEBOL POPULAR FECHOU PARA FERIAS

clique para ampliar

 Com a realização da Gala de fim-de-época, o futebol popular vimaranense disse adeus a temporada 2016-17, que para muita gente não deixou saudades.

A Associação de Futebol Popular de Guimarães, deu os primeiros passos em dezembro de 1988, numa reunião em Matamá com a presença de oito Clubes: Matamá, Juni, Gémeos, Pinheiro, U. Cano, Os Mesmos das Cancelas da Veiga, Tabuadelo e Polvoreira. De referir que o representante do Pinheiro nestas reuniões era o Dr. Domingos Bragança, atual presidente da CM Guimarães, que não se fez representar na “Gala do futebol dos pobres”. Será que tem vergonha do bebé que ajudou a gerar? 

Com estas oito equipas, o 1º campeonato arrancou na segunda semana de fevereiro de 1989, foi ganho pelo Polvoreira, e este que agora terminou, terá sido o menos conseguido da sua história.

No seu discurso de encerramento, o Arlindo Costa, presidente do organismo, reconheceu isso mesmo, e que a nomeação de alguns elementos para lugares chave (que devido a compromissos profissionais, esteve muitas vezes ausente), se terá revelado um grande erro de casting. Prometeu mudanças radicais para que esta época não se repita, nomeadamente no Concelho de Arbitragem, que fez debandar para outros campeonatos alguns dos melhores árbitros de Guimarães. Também se referiu a calendarização das provas, que com o figurino adotado enfraqueceu a seleção vimaranense nos jogos entre seleções, organizados pela FFPN, pelo facto das quatro melhores equipas, que supostamente têm os melhores jogadores, estarem a competir no campeonato caseiro. Vamos esperar para ver.

 

 

domingo, 9 de julho de 2017

ENTREGA DOS PRÉMIOS DO FUTEBOL POPULAR VIMARANENSE

clique para ampliar















 

A AFPG, levou a efeito, no passado sábado, no Restaurante Pinguim, a “GALA” de fim-de-época, que serviu para a entrega dos troféus aqueles que mais se distinguiram ao longo da temporada 2016/17

Também foram atribuídos prémios de participação, aos que, de alguma maneira, não conseguiram alcançar lugares de relevo, mas que merecem igualmente o respeito de todos, porque contribuíram, acima de tudo, para que jovens e menos jovens, praticassem desporto saudável. Como diria o Barão de Coubertin, pai dos Jogos Olímpicos da era moderna. “ Mente Sá em Corpo São”

Também receberam lembranças, todos os convidados cá do sítio, e doutros concelhos onde se pratica o futebol dos pobres.

A comunicação social também não foi esquecida.

 

Os permeados:

Troféu de participação para as equipas da Primeira Fase.

Infias, Nespereira, Matamá, S. Cristóvão, Castelões, U. Cano, Souto/Gondomar, Pombeiro, Calvos, Atães, Infantas, Pinheiro, Gémeos e F. Airão.

 

Segunda Fase

1º Tagilde

2º Montesinhos

3º Abação

4º Penacova

 

Os “MAIS”

Campeão:

Tagilde

Taça Disciplina:

Pombeiro

Taça Cidade Berço:

Nespereira

Taça Associação:

Pombeiro

Melhor treinador:

Marco Ferreira (Tagilde)

Melhor dirigente:

António Ribeiro (U. Cano)

Melhor ataque:

Montesinhos 56 golos

Melhor defesa:

Montesinhos 13 golos sofridos

Melhor Marcador:

Sá (Montesinhos)

Melhor Jogador:

Luís Miguel (Tagilde)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: